Combater o impulso de comprar compulsivamente que causa graves consequências é o desafio de quem tem o transtorno da compra compulsiva.
Não existem estatísticas oficiais, mas estima-se que cerca de 5% dos brasileiros sofram desse mal. Com sintomas semelhantes ao de qualquer vício, pode levar a pessoa a agir de forma descontrolada caso não seja tratado. E se o canal para acessar mais produtos for a internet, a segurança pessoal também está ameaçada.
As causas da compra compulsiva podem estar relacionadas à história familiar, fatores genéticos ou questões sociais, mas o resultado é o mesmo: um sofrimento intenso provocado pela busca emocional desenfreada por um bem-estar momentâneo, como destaca a psicóloga Renata Motta, especialista em terapia cognitivo-comportamental e coaching psychology, com atuação há 18 anos no tratamento desse tipo de transtorno.
Isso faz com que o indivíduo não atente para as consequências do seu comportamento e a facilidade de acesso e variedade de mercadorias online aumentam os níveis de ansiedade, euforia e prazer pela compra”
De acordo com Renata, é justamente essa característica de urgência desmedida para uma gratificação instantânea que coloca o paciente em risco na rede. “A necessidade indiscriminada em comprar pode gerar situações desagradáveis.
A compra em vários sites, principalmente nos de procedência duvidosa, aumenta a possibilidade de ter seus cartões clonados em transações de pagamentos fraudulentas”, diz.
A especialista ressalta que o tratamento clínico, associando consultas psiquiátricas com psicoterapia, é imprescindível para remissão dos sintomas e controle do transtorno. “É importante entender qual o gatilho emocional ligado à compulsão, identificar o que o faz agir desta maneira e buscar estratégias mais saudáveis de resolução dos problemas, com mudanças de hábitos significativas”, explica.
Grupos de apoio a pacientes são outro recurso. Fundado nos Estados Unidos em 1967, o Devedores Anônimos tem o propósito de ensinar seus membros a reaprender a lidar com o dinheiro, oferecendo e conforto e a possibilidade de desabafar com outros que sofrem da mesma doença. Consulte aqui os endereços no Brasil.
Cinco sintomas do transtorno da compra compulsiva online, apontados pela revista Psychology Today:
- Sentir que é incapaz de parar de comprar mesmo que queira ou tenha tentando sem conseguir.
- Compras online estão prejudicando seus relacionamentos, trabalho e situação financeira.
- Seu companheiro, amigos e família estão preocupados com suas compras online e sempre discutem por isso.
- Você pensa em comprar pela internet o tempo todo.
- Você fica triste ou com raiva quando não pode comprar online por qualquer motivo.
Ter atitudes que estimulem o consumo consciente deve ser a prioridade dos usuários na hora de comprar online. E você, como se planeja para fazer compras online?