Quem está conectado à Internet, está sujeito a ser vítima de crimes online. Até aí, nada de novo: o ambiente digital, assim como a vida offline, oferece riscos.
Vários tipos de conteúdos ilegais e que desrespeitam os Direitos Humanos estão na rede: racismo, xenofobia, machismo, homofobia e muitos outros comportamentos reprováveis ainda povoam sites e redes sociais.
Além disso, existe ainda nesta categoria de crimes online o problema da pornografia infantil. Entretanto, todos esses problemas podem ser combatidos pelo usuário comum.
Conscientize-se!
Ninguém está impotente quando está conectado. É a partir dessa ideia que a INHOPE (International Association of Internet Hotlines) lançou um vídeo para conscientizar as pessoas a denunciarem conteúdos impróprios.
Isso pode ser feito por meio de um Hotline, um canal para a denúncia de crimes praticados na Internet. No Brasil, essa ferramenta é mantida pela ONG SaferNet por meio do endereço www.denuncie.org.
O vídeo divulgado pelo INHOPE mostra a importância de denunciar os crime online e explica como cada um pode fazer a sua parte. Assista acima no player, em versão legendada e nos diga o que você achou!