Podcast Fake News: a desinformação na era digital
Você, que chegou até aqui, sabe que, nos bastidores das notícias reais, há, infelizmente, as malfadadas fake news para atrapalharem nosso meio de campo, não é mesmo?
E, em ano de Copa, a gente precisa torcer para que nosso país vença tanto no gramado quanto nas urnas, de forma limpa, para que os resultados das eleições 2022 não nos deixem dúvidas sobre a decisão de cerca de 159 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar este ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (o TSE).
O TSE, aliás, vem batalhando para conter a desinformação. No final de setembro, por exemplo, determinou que as redes sociais mais utilizadas no país removessem vídeos mentirosos em circulação nas redes, com multas diárias de R$ 5 mil, caso não atendessem à solicitação.
Para que a gente possa entender melhor a gravidade dessa pauta, o Dialogando trouxe essa edição do nosso podcast e fez um levantamento de algumas fake news referentes às eleições 2022 mais divulgadas até agora. Confira.
Fake News eleições 2022: panorama
Trazendo para o embate presidencial, não há nenhum lado “santo”. Encontramos fake news espalhadas pela situação (quem está no governo) e a oposição (quem quer tomar posse).
Nesse cenário, há desinformação circulando entre os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais.
Contra um, por exemplo, viralizou uma imagem abraçando uma moça cuja legenda dizia que era Suzane Richtofen, aquela, condenada pelo assassinato dos próprios pais. Mas a foto, que se espalhou em velocidade assustadora nas redes sociais e no WhatsApp, não é de Suzane e tampouco há qualquer registro de algum encontro entre os dois.
Vale lembrar que a mensagem textual trouxe características típicas que seguem o velho roteiro das fake news, e que já te mostramos por aqui: chamada alarmista, erros de português e ausência de qualquer fonte confiável da informação.
Contra o outro candidato, há desinformações sobre supostas entrevistas exclusivas que ele teria dado, e artistas que se deram mal ao se posicionarem contra ele. A informação foi verificada por organizações que combatem as fake news mas, nada foi provado.
Nós poderíamos dedicar algumas linhas para te alertar sobre outros conteúdos mentirosos nas eleições 2022, mas queremos que você consuma seu tempo ouvindo absolutas verdades com…
O convidado da vez!
Seu nome é Sérgio Lüdtke e ele é editor-chefe do Projeto Comprova, coalizão essencial entre 33 veículos de comunicação à frente do combate à desinformação. Não deixe de checar o trabalho feito por lá!
O jornalista é também pesquisador e consultor para comunicação em mídias digitais, e atualmente coordena os cursos da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia no Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.
Sabe aquele play de milhões? É hora de você dar o seu.
Ótimo podcast a todas e todos e….PARTIU URNAS!