Segurança
19/02/2018 4 min

Tempo de leitura

Compra compulsiva on-line coloca usuário em risco

Transtorno emocional diminui atenção e aumenta risco de fraudes e golpes

Comprar sem parar, sem medidas, equilíbrio, necessidade ou condição financeira. Combater esse impulso que causa graves consequências é o desafio de quem tem o transtorno da compra compulsiva. Não existem estatísticas oficiais, mas estima-se que cerca de 5% dos brasileiros sofram desse mal. Com sintomas semelhantes ao de qualquer vício, pode levar a pessoa a agir de forma descontrolada caso não seja tratado. E se o canal para acessar mais produtos for a internet, a segurança pessoal também está ameaçada.

As causas da compra compulsiva podem estar relacionadas à história familiar, fatores genéticos ou questões sociais, mas o resultado é o mesmo: um sofrimento intenso provocado pela busca emocional desenfreada por um bem-estar momentâneo, como destaca a psicóloga e coach Renata Motta, especialista em terapia cognitivo-comportamental e coaching psychology, com atuação há 18 anos no tratamento desse tipo de transtorno. “Isso faz com que o indivíduo não atente para as consequências do seu comportamento e a facilidade de acesso e variedade de mercadorias on-line aumentam os níveis de ansiedade, euforia e prazer pela compra”.

De acordo com Renata, é justamente essa característica de urgência desmedida para uma gratificação instantânea que coloca o paciente em risco na rede. “A necessidade indiscriminada em comprar pode gerar situações desagradáveis. A compra em vários sites, principalmente nos de procedência duvidosa, aumenta a possibilidade de ter seus cartões clonados em transações de pagamentos fraudulentas”, diz.

A especialista ressalta que o tratamento clínico, associando consultas psiquiátricas com psicoterapia, é imprescindível para remissão dos sintomas e controle do transtorno. “É importante entender qual o gatilho emocional ligado à compulsão, identificar o que o faz agir desta maneira e buscar estratégias mais saudáveis de resolução dos problemas, com mudanças de hábitos significativas”, explica.

Grupos de apoio a pacientes são outro recurso. Fundado nos Estados Unidos em 1967, o Devedores Anônimos tem o propósito de ensinar seus membros a reaprender a lidar com o dinheiro, oferecendo e conforto e a possibilidade de desabafar com outros que sofrem da mesma doença. Consulte aqui os endereços no Brasil.

Cinco sintomas do transtorno da compra compulsiva on-line, apontados pela revista Psychology Today:

  • Sentir que é incapaz de parar de comprar mesmo que queira ou tenha tentando sem conseguir.
  • Compras on-line estão prejudicando seus relacionamentos, trabalho e situação financeira.
  • Seu companheiro, amigos e família estão preocupados com suas compras on-line e sempre discutem por isso.
  • Você pensa em comprar pela internet o tempo todo.
  • Você fica triste ou com raiva quando não pode comprar on-line por qualquer motivo.
VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados