Quer entender mais sobre permissão de aplicativos?

4 de março de 2019

Toda vez que você vai instalar um aplicativo, surge uma lista de permissões para aceitar. O app pode pedir permissão para envio de notificações, acesso a fotos, à câmera, à agenda, lista de contatos, localização, microfones e sensores.

Vale refletir: será que é preciso ceder em todas as permissões que a ferramenta pede?

Nem sempre é fácil entender o que significam essas permissões, por isso é importante ler com atenção. Para te ajudar a entender melhor, damos aqui dicas que podem ajudar.

A maior parte dos aplicativos funciona sem problema mesmo sem você dar todas as permissões solicitadas. Por isso, não aceite o que achar abusivo. Se for realmente necessária determinada permissão, o sistema operacional do aparelho irá avisar que retirar aquela permissão pode prejudicar o funcionamento do app.

“Se o usuário examinar com calma as permissões de aplicativos, pode avaliar melhor se vale a pena mesmo instalar aquilo. Principalmente nos aplicativos gratuitos, como os populares testes das redes sociais, como o Facebook, há a condição de fornecer alguns dados básicos ou mesmo permitir o acesso e publicações na sua conta,  o que, além de inconveniente, dependendo do app pode não ser muito seguro”, explica  o diretor de Educação da SaferNet, Rodrigo Nejm.

Além disso, essas configurações não precisam ser decididas somente na hora de instalar. Você pode aceitar na instalação e depois ler com atenção os termos de uso e privacidade do app, avaliar com tempo cada uma, e escolher se quer mesmo liberar acesso a tudo o que a ferramenta pede ou então só autorizar o mínimo necessário.

É possível desassociar as permissões que você não concorda, acessando as configurações do aplicativo.

Nejm dá outra dica importante. “Para proteger seus dados fique atento se o que você está autorizando tem a ver com a função ou serviço oferecido como, por exemplo, uma liberação de acesso à câmera para aplicativos que não utilizem imagens. Isso pode ser um indício de aplicativos mal-intencionados. Na dúvida, não instale”, diz o diretor.

E lembre-se: só faça download nas lojas oficiais ou sites confiáveis.

Fonte: Dialogando - Quer entender mais sobre permissão de aplicativos? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica