maio amarelo maio amarelo

Quiz Maio Amarelo: qual o seu nível de consciência no trânsito?

Neste Maio Amarelo, nós, do Dialogando, gostaríamos muito de trazer notícias melhores. Mas elas, infelizmente, não são boas.

Chegamos em 2022 e a insegurança nas ruas e estradas brasileiras ainda tira 89 vidas brasileiras todos os dias — três a cada hora. A maioria das vítimas é jovem, quase sempre motociclistas do sexo masculino.

Avançamos? Sim. Nas últimas duas décadas, o número de vítimas do trânsito no país vem caindo. De acordo com o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, entre 2011 e 2020 o índice de óbitos caiu 30%. Mas, ainda assim, estamos longe da meta de cortar em 50% esse tipo de fatalidade, como estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em maio do ano passado, trouxemos 9 dicas de tecnologia para um trânsito mais consciente e responsável, e ainda lembramos que a combinação entre smartphones e direção é absolutamente perigosa.

Também já mostramos 3 plataformas superbacanas para não perder nenhuma atualização da legislação para condutores.

Mas, afinal, quem é você na direção defensiva?

Confira os posts assinalados acima, volte nos desafios propostos abaixo, e tope fazer parte dessa mudança de consciência pela manutenção à vida. Preparado?

Valendo!

  • 1. Sou capaz de dirigir por 6 segundos a 120 km por hora mexendo em meu celular. Por sorte, faço a linha “multitarefas”, aquelas pessoas que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.

  • 2. Minha atenção ao dirigir é muito maior quando estou transportando outras pessoas, afinal, minhas responsabilidades aumentam muito nessa situação e não quero levar para a vida nenhum sentimento de remorso.

  • 3. Ao invés de usar o celular enquanto dirijo, prefiro usá-lo para me ajudar a pilotar de forma mais segura. Aciono a função Modo Carro, que, quando ativada, silencia e limita mensagens de texto e outras notificações. Um baita recurso que ajuda a evitar distrações perigosas tanto para mim, quanto para as pessoas ao meu redor.

  • 4. Com ou sem sono, não tenho alternativas: preciso dirigir. Ainda que eu saiba que um cochilo de milésimos de segundos possa causar estragos irreversíveis à minha vida e à de tantas outras pessoas. Hoje em dia, trabalho não está fácil, e tenho toda uma família para sustentar.

  • 5. Tecnologia? Eu AMO, especialmente quando posso usá-la a favor de meu progresso enquanto cidadão. Por isso, quando a pauta é trânsito seguro, prefiro usufruir dela quando não estou dirigindo. Periodicamente, faço a reciclagem de minha conduta ao volante por meio de simuladores de apps que mantém meus conhecimentos atualizados sobre a legislação, símbolos e placas de trânsito!

  • 6. Não chame meu carro de automóvel porque o que tenho é um “avião”. Claro que, na estrada, eu coloco à prova todo o potencial da minha máquina para que os carros ao meu redor entendam que, quando eu estou na pista, a emoção tem que ser a de Fórmula 1.

Responda todas as questões para saber o resultado.

Quiz Maio Amarelo: qual o seu nível de consciência no trânsito? 2022-05-27 19:29:16
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)