Lixo eletrônico Lixo eletrônico

Recicle com a Vivo: seu lixo eletrônico com um destino confiável

Recicle com a Vivo: seu lixo eletrônico com um destino confiável

O descarte de lixo eletrônico é quase sempre um desafio. Quem curte a pauta da sustentabilidade provavelmente já reservou aquela pilha e bateria usadas para fazer o descarte correto, porque sabe que muitas delas contém líquidos tóxicos que podem contaminar o solo, os lençóis freáticos, além de causar doenças que podem impactar nosso próprio organismo.  

Se você tem gavetas em casa, por exemplo, sabe que elas quase sempre são o lugar onde depositamos coisas que precisam de descarte diferenciado, ou que achamos que um dia terão alguma serventia. 

Lá deixamos uma infinidade de papéis, dentre outras miudezas que, no final, acabam ficando por anos esquecidas. Nessa lista, costuma entrar o lixo eletrônico que produzimos: as próprias pilhas, baterias, cabos, fios, fones de ouvidos, tudo que vai quebrando e ficando obsoleto. Isso inclui, muitas vezes, os smartphones. 

31ª Pesquisa Anual FGVcia constatou que o Brasil, com 211 milhões de habitantes, tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Se falarmos só em smartphones, são 230 milhões ativos no país, o que nos torna o 5º maior mercado de celulares do planeta. No entanto, 3 em cada 10 brasileiros têm celulares parados em casa – lixo eletrônico que, se dispensado com consciência, colaboraria para a saúde do coração do planeta e para nossa própria proteção. 

Mas não tem mais crise. Ganhe espaço nas suas gavetas e traga seu lixo eletrônico para a Vivo! Faça parte do projeto Recicle com a Vivo, que desde 2006 cuida desses itens que muitas vezes você guarda por não saber onde dispensar. 

Onde descartar o lixo eletrônico 

Todas as lojas da Vivo contam com lixeiras específicas para o descarte de lixo eletrônico. Nelas, clientes ou não podem depositar cabos, celulares, baterias e carregadores que não usam mais.  

Equipamentos como modems e decodificadores da TV Vivo podem ser retirados na casa dos próprios usuários. Basta preencher um Termo de Devolução ou efetuar a solicitação na página Devolver Equipamento

Entenda abaixo o que acontece com esse lixo eletrônico depois que nossos operadores o recolhem em nossas lojas. 

Triagem 

Todo o material passa por uma seleção para que seus componentes sejam separados e retiradas as partes que exigem cuidado especial. Caso das baterias. 

Modems e decoders são higienizados, para que possam proporcionar conexão em novas casas. Se nossos técnicos avaliarem que o material recebido não está em condições de reuso, suas peças são separadas e enviadas à reciclagem. 

Processamento e separação 

Nesta etapa, o lixo eletrônico é separado por categorias: materiais ferrosos, não ferrosos, baterias e plásticos. 

Reciclagem 

Empresas parceiras da Vivo recebem o material correspondente à sua respectiva área de atuação. Manter esse processo é fundamental para que recebam o tratamento mais adequado para sua reutilização. 

De volta para a indústria 

Aquele processo que começou com o seu descarte correto chega em seu momento mais lindo, e o meio ambiente agradece! Com a maior parte dos componentes reaproveitados e agora transformados em novos produtos, o que era lixo eletrônico retorna para o uso de outras pessoas.  

Ponto para você que, junto com a Vivo, incentivou a economia circular! 

Fonte: Dialogando - Recicle com a Vivo: seu lixo eletrônico com um destino confiável (2021)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Recicle com a Vivo: seu lixo eletrônico com um destino confiável 2021-09-23 17:14:15
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)