Vamos falar sobre sustentabilidade e responsabilidade social?

5 de dezembro de 2018

Muito tem se falado em sustentabilidade e responsabilidade social, mas você realmente tem conhecimento do que significa? Com uma simples busca no Google, você teria mais de 31 milhões de resultados sobre o conceito de sustentabilidade – isso só em português.

Isso é reflexo da dimensão que o desenvolvimento sustentável ganhou para as novas gerações que assimilaram como ninguém as novas tecnologias e a importância de mudar para garantir bem-estar com o uso de recursos naturais sem comprometer a sustentabilidade ambiental.

Geralmente associada à preservação do meio ambiente e alterações climáticas, a sustentabilidade é determinante e engloba hoje aspectos sociais e econômicos que não podem mais ser separados para que seja plenamente alcançada.

A Organização das Nações Unidas para 2030 definiu 17 objetivos a serem tomadas por todos os países para garantir crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. Esses objetivos foram definidos por 160 chefes dos países que integram a organização e devem ser cumpridos por todas essas nações.

O conjunto de iniciativas, embasado pelo conceito de responsabilidade social, engloba 160 metas que vão desde ações de responsabilidade social corporativa para evitar os impactos negativos das ações cotidianas.

Além disso, é necessário para erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça até conter as mudanças climáticas.

Pesquisadores do mundo inteiro se valem do conhecimento científico e se dedicam a descobrir como aproveitar todos os benefícios de inovações como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas para ultrapassar barreiras geográficas, financeiras, energéticas e culturais.

No Open Lab, departamento da School of Computing da Newcastle University, no Reino Unido, três iniciativas na área da educação exploram, por exemplo, as potencialidades da aplicação prática de sensores wireless.

Um dos estudos testa um mapeamento dos sistemas de abastecimento de água, energia e alimentos em três cidades para propor aperfeiçoamentos.

Outro projeto, em Newcastle, utiliza plantas domésticas como “sensores vivos”, com um sistema digital que capta e analisa possíveis efeitos nos vegetais para compor um mapa digitalizado da qualidade do ar na cidade, engajando ainda a comunidade nas questões de combate à poluição e no exercício da responsabilidade social.

A tecnologia é inclusive ferramenta para o manejo sustentável de resíduos derivados da própria tecnologia. Reciclar o lixo eletrônico, é o objetivo da primeira microfábrica do gênero no mundo, a SMaRT Centre, inaugurada em Sydney, na Austrália, como parte de um projeto da UNSW (University of New South Wales).

Ali, placas de circuitos de computadores são convertidas em ligas metálicas valiosas, como cobre e estanho, e o vidro e o plástico de tablets e smartphones viram componentes úteis para a indústria cerâmica e a impressão em 3D.

Conte pra gente nos comentários alguma ação de sustentabilidade e responsabilidade social que você adota em seu dia a dia.

Fonte: Dialogando - Vamos falar sobre sustentabilidade e responsabilidade social? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica