Janeiro é o mês das contas. Além das despesas extras com as festas do final do ano, chegam os impostos e gastos com material e mensalidade escolar para se somarem aos custos de rotina. O jeito é se organizar e monitorar as finanças e gastos. Com a ajuda da tecnologia, fica bem mais simples.
Há uma série de aplicativos financeiros para diferentes perfis, todos com recursos para facilitar o dia a dia e acabar com o aborrecimento dos controles manuais ou planilhas.
Aplicativos de planejamento financeiro
No GuiaBolso (Android e iOS), o diferencial é a opção de conexão com sua conta bancária, o que garante informações sempre atualizadas de saldos e transações. Também monitora o CPF para detectar eventuais pendências.
O Minhas Economias (Android e iOS) auxilia a poupar de forma disciplinada para a realização daquele sonho tão aguardado, a partir de um valor pré-estabelecido.
Mas para aproveitar todas essas ferramentas é necessário uma mudança comportamental, como explica a educadora financeira Janina Jacinto.
Os aplicativos são úteis, garantem agilidade, fornecem resultados em tempo real e fazem alertas, mas não impedirão que o usuário gaste com coisas supérfluas sem perceber ou use crédito fácil com juros escorchantes, o que não contribui para a utilização inteligente do dinheiro”, afirma.
Janina ressalta a importância do foco e determinação para alcançar os objetivos. “É preciso identificar qual é de fato a realidade financeira, com um diagnóstico preciso das entradas e saídas, mesmo as mais insignificantes, para poder se planejar corretamente”, diz.
A pessoa com educação em finanças dificilmente passará por apertos, pois tem a postura de economizar regularmente, conseguindo atingir assim sua independência e um padrão de vida condizente e sustentável”, afirma.
Estimular o consumo consciente é dever do consumidor, e essa pode ser uma missão ainda mais fácil com o auxílio da tecnologia. E você, já começou seu planejamento financeiro? Nos conte nos comentários!