Com as ofertas de Black Friday e Natal chegando, o final do ano é a época de ir às compras. Preços mais baixos, comodidade e economia de tempo estão entre as principais razões que fazem a internet ter a preferência do consumidor. Mas assim como a confiança para adquirir produtos pela web está aumentando, as ameaças também.
O Brasil é o país em que mais ocorre phishing, o tipo de fraude que procura obter informações do usuário, segundo o ranking da Kaspersky Lab.
Uma pesquisa do Serasa Experian mostra que uma tentativa de fraude ocorre a cada 16,8 segundos no país. Entre os golpes ao consumidor mais comuns estão a fraude de controle de conta e os botnets, softwares maliciosos que tomam o controle de um computador.
Segundo estudo realizador pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas realizam compras pela internet e 43% dessas pessoas aumentaram suas compras online em 2017.
Nós conversamos com Caroline Teófilo da Silva, advogada especialista em direito digital, governança, auditoria e segurança da informação, para saber como se prevenir e fazer uma compra segura.
No final do ano, um dos maiores impasses é o atraso na entrega”, diz ela. Para evitar esse problema é importante sempre se certificar do prazo de entrega.
Muitos fornecedores contam o período em dias úteis. Caso uma entrega não seja feita, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor prevê a rescisão do contrato com direito à restituição do valor da compra.
E você vai aproveitar as dicas na hora de fazer a próxima compra de Natal online? Diga nos comentários! (:
Na verdade nem sempre o antivírus do computador pode lidar da melhor maneira com softwares maliciosos. A melhor dica é sempre atualizar o sistema operacional do seu dispositivo!
Ótima dica, Matheus! Obrigado pela sugestão. ?