O brasileiro gosta muito de internet. Segundo um relatório divulgado recentemente, somos o terceiro país que mais passa tempo na internet e 62% dos brasileiros estão conectados nas redes sociais. Não poderia ser diferente quando o assunto são os relacionamentos: somos um dos maiores mercados do aplicativo de encontros Tinder.
Mas como o brasileiro se sente em relação à maneira como esse tipo de tecnologia transforma os laços afetivos? Qual é o papel que a internet desempenha na maneira como nos relacionamos – tanto para solteiros, quanto para comprometidos?
Essas foram as perguntas norteadoras para uma pesquisa do Opinion Box e os resultados trazem revelações interessantes.
A primeira constatação aponta que 42% dos brasileiros acham que o uso de aplicativos é um bom jeito de conhecer pessoas novas, em especial os solteiros que, em sua maioria, acreditam que sites e aplicativos de fato ajudam nessa tarefa.
A oposição é fraca: apenas 8% acreditam que a internet atrapalha ativamente o processo de criar novos laços.
Mas não é só a vida dos solteiros que esse tipo de tecnologia afeta e as pessoas comprometidas também têm uma visão positiva: a maioria delas entende a internet como um fator que ajuda seus relacionamentos.
Não para por aí: 3 em 10 entrevistados dizem se comunicar mais a distância (por meio de telefonemas, WhatsApp ou internet em geral) com seus parceiros do que presencialmente.
Conheça o relatório e reflita: como enxerga as mudanças que a internet trouxe para os nossos relacionamentos? Concorda com as constatações da pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários.