Uma das celebrações mais antigas do mundo, provavelmente originada de costumes e tradições celtas no século V a.C., o Halloween ganha cada vez mais adeptos de suas brincadeiras festivas e “horripilantes”. Nos Estados Unidos, só perde para o Natal em termos de faturamento para o comércio, com gastos de mais de 9 bilhões de dólares no ano passado, segundo a National Retail Federation. Grande parte desse valor vai, naturalmente, para as guloseimas, mas a decoração também merece atenção especial. Com os avanços tecnológicos, está mais fácil transformar o seu lar em um cenário digno dos filmes de terror, com sustos garantidos para os desavisados – e diversão para todos.
Foi-se o tempo dos monstros sem graça: os zumbis agora estão “vivos”, combinando a aparência assustadora com efeitos especiais. O Lunging Zombie Reaper, por exemplo, além de trazer olhos de LED, sons arrepiantes e movimento da cabeça e dos braços, salta literalmente em cima dos visitantes. Podem ainda ser atingidos por uma fumaceira branca expelida por outro monstrengo, criando um nevoeiro sinistro. Já há no mercado uma grande variedade de criaturas animadas.
Existe coisa mais apavorante que uma figura diáfana flutuando de maneira fantasmagórica nas janelas de casa? Pois um kit digital, composto por projetor, acessórios e programação de até 16 tipos diferentes de efeitos em cartão de memória SD, pode criar essa ilusão nos mais variados formatos: noivas fantasmas, garotos fantasmas, vários fantasmas juntos, além de opções mais engraçadas como esqueletos dançantes. Difícil vai ser convencer a criançada a se aproximar da sua porta com as projeções extremamente realistas.
Sabe aquela cena clássica de filmes de terror, em que o mocinho sente que está sendo observado por uma pessoa pintada em um quadro e, de repente, os olhos se mexem? Graças a um painel digital em alta resolução e controle remoto, a Haunted Moving Paiting possibilita elevar a brincadeira a outro nível, transformando gradualmente a imagem de uma linda mulher em um fantasma asqueroso ou uma criança inocente em um monstro, tudo em uma belíssima moldura. Tem até uma versão high tech do espelho mágico da madrasta da Branca de Neve com sensores de movimento e som. O diabólico artefato tem uma aparência de espelho comum, mas basta o azarado visitante passar por perto para ativar uma projeção em 3D de um rosto assustador gritando de dentro do espelho, como se estivesse assombrado. Só para corações fortes.