Fake news e coronavírus: desmentindo rumores

3 de abril de 2020

Desde que a pandemia por COVID-19 foi anunciada, no início de março, diversas informações falsas – as fake news – começaram a circular por grupos de WhatsApp e redes sociais. Isso porque a busca de notícias sobre a doença atingiu números impressionantes.

Quando pesquisamos o termo “coronavírus” no Google, temos um retorno de mais de 5 bilhões e meio de resultados. Se comparamos com outras buscas mundiais, como World Cup (Copa do Mundo, em inglês) temos pouco mais de 2 bilhões de resultados.

O volume de buscas pelo coronavírus proporciona que pessoas mal-intencionadas se aproveitem para espalhar fake news, prometendo curas e vacinas para o vírus, além de aplicar golpes financeiros em alguns casos, enviando mensagens em nome de bancos e instituições financeiras.

fake-news-coronavirus

Como evitar as fake news sobre o coronavírus

Jornalistas, agentes de saúde e órgãos oficiais do governo vêm trabalhando para barrar a disseminação das notícias falsas. O Ministério da Saúde, em parceria com o SUS, agiu rapidamente e lançou um app que ajuda a população a identificar as chamadas fake news. Além do app, disponível para Android e iOS, também foi lançada uma página especial em que a população pode se informar sobre os fatos confirmados e verificados sobre a epidemia.

O Google também implementou funções para ajudar quem busca informações e notícias verificadas. Ao buscar o termo “Coronavírus”, os primeiros resultados oferecidos são links da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde com informações relevantes, além de dicas práticas para a prevenção do vírus.

fake-news-coronavirus
fake-news-coronavirus

O WhatsApp, em parceria com a OMS e o UNICEF, disponibilizou uma página com dicas úteis para que os usuários da ferramenta possam identificar possíveis fake news. Além disso, a página indica como usar o WhatsApp para manter sua comunidade conectada e informada sobre o novo coronavírus.

O Governo de São Paulo criou um canal público no Telegram, no qual usuários podem receber informações em tempo real, além de ter acesso a cards e banners produzidos pelo governo sobre medidas preventivas e campanhas sociais no estado, para fácil compartilhamento nas redes sociais!

fake-news-coronavirus

O Facebook anunciou um investimento de US$ 1 milhão para ajudar a Rede Internacional de Verificação de Fatos a aumentar sua capacidade de checagem de informações durante a crise. A maior rede social do mundo também implantou algoritmos para procurar promessas falsas ou sensacionalistas feitas em seus anúncios, como pessoas oferecendo tratamentos sem comprovação científica (como prevenção ou cura para o vírus).

Já no Instagram, quem procura por “coronavírus” na barra de buscas recebe a opção de acessar informações atualizadas em sites oficiais ou autoridades no assunto. Aqui no Brasil, por exemplo, o Instagram indica o site do Ministério da Saúde.

Uma das dicas mais importantes é dar preferência a veículos verificados e confiáveis. Além disso, é interessante também verificar em sites de checagem de notícias — como o E-Farsas, Aos Fatos e Lupa — antes de compartilhar com amigos e familiares. A desinformação pode causar estresse desnecessário, por isso, em um momento como este, é importante que estejamos atentos a todas as informações que são compartilhadas. 🙂

Fonte: Dialogando - Fake news e coronavírus: desmentindo rumores Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

  • MUITO IMPORTANTE É NÃO ACEITAR CONVITES DE SOLICITAÇÃO DE AMIZADE DE QUALQUER PESSOA.

    1. Verdade, Maria Rita. Esse é outro ponto. Toda ação em nossas redes precisa ser verificada para que a gente não se exponha a pessoas que possam, de repente, estar mal intencionadas na internet.
      Obrigada por comentar =]

    1. Eles são cada vez mais essenciais em nossas vidas, Ana! Não dá mais para sair acreditando em tudo o que lemos por aí.
      Obrigada pela visita =]

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica