4-tipos-de-senhas-para-proteger-seu-smartphone! 4-tipos-de-senhas-para-proteger-seu-smartphone!

4 tipos de senhas para proteger seu smartphone!

Campanha: Internet Segura

4 tipos de senhas para proteger seu smartphone!

Quando falamos em segurança no ambiente digital, é importante proteger as informações e dados pessoais. Ao comprarmos um novo smartphone, o primeiro passo para garantir a segurança do dispositivo é configurar uma senha para o desbloqueio da tela.

Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em tecnologia, Arthur Igreja, usar o dispositivo sem nenhum tipo de senha é um grande risco para o usuário: “Ficam armazenados check-in de redes sociais, dados bancários, e-mails, ou seja, uma boa parte da vida da pessoa está dentro do smartphone ou tablet. Então, sem o bloqueio, qualquer um pode fazer uso e ter acesso às informações confidenciais. É um cenário altamente indesejável”.

É importante ressaltar que, além de escolher uma senha segura, é necessário que o usuário tome outras precauções sobre segurança: avaliar o uso do login automático em aplicativos e redes sociais é uma delas. Além disso diversos aplicativos, como o App Lock, disponível para Android, permitem que o usuário crie uma senha adicional para determinados serviços no smartphone, como galeria de fotos e vídeos, contatos e ligações.

4-tipos-de-senhas-para-proteger-seu-smartphone!

Os tipos mais comuns de desbloqueio de tela

  • Desbloqueio em desenho: Um dos tipos de senhas mais comuns nos dias de hoje. Você pode criar um desenho ligando os pontos que aparecem na tela do seu dispositivo. Para desbloqueá-lo, basta redesenhar a senha usando os dedos sobre a tela. Vale lembrar que desenhos simples, como quadrados ou triângulos, são mais fáceis de serem descobertos por outras pessoas. Quanto mais complexo seu desenho for, mais segura sua senha se torna!
  • PIN: Consiste em uma senha numérica, semelhante a um cartão de crédito, por exemplo. A dica aqui é criar uma sequência longa de números, se o dispositivo permitir. Evite usar datas de nascimento ou números em sequência.
  • Alfanumérica: Parecida com o PIN, a senha alfanumérica aceita caracteres especiais, além dos números. Para maior segurança, tente utilizar todas as opções disponíveis: letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite usar nomes próprios ou endereços de e-mail.
  • Biometria: Atualmente, a maioria dos smartphones e tablets já possuem essa função entre os tipos de senha. Basta colocar a sua digital onde o aparelho solicitar (no botão central ou na tela, dependendo do modelo) para desbloquear seu aparelho. Assim, somente você conseguirá acessar seus dados.

É importante lembrar que é recomendado utilizar senhas diferentes para cada rede social, conta de e-mail e internet banking. Existem ferramentas como o 1password, que permitem armazenar e gerenciar todas as suas senhas com segurança e privacidade.

Além disso, procure utilizar um antivírus em seus dispositivos e verifique os termos de segurança de cada aplicativo instalado. Dessa maneira fica muito mais fácil proteger suas informações 🙂

Fonte: Dialogando - 4 tipos de senhas para proteger seu smartphone! (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
4 tipos de senhas para proteger seu smartphone! 2020-02-07 16:57:41
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)