O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para identificar a segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças – comemorado nos EUA na última quinta-feira de novembro – e à Black Friday. A data ganhou repercussão por promover grandes promoções no e-commerce, com descontos de até 80%.
A principal diferença entre a Black Friday e a Cyber Monday é o modo de vendas: enquanto a Black Friday oferece descontos também para lojas físicas, a Cyber Monday é focada apenas no e-commerce, favorecendo itens eletrônicos, acessórios de informática e smartphones.
Atualmente, com a enorme variedade do e-commerce, é possível comprar praticamente qualquer produto on-line, além de eletrônicos, como vestuário, itens de decoração, papelaria, móveis e alimentos. Mas para aproveitar melhor a época de compras, é interessante fazer listas dos itens desejados e definir o que será comprado na Black Friday e o que será comprado na Cyber Monday.
Como acompanhar as ofertas?
Para itens eletrônicos – como TVs, computadores e smartphones –, os sites Kabum, Amazon, Mercado Livre e Submarino costumam oferecer descontos e promoções confiáveis. Para itens além dos eletrônicos – cama, mesa e banho ou vestuário –, os sites Shoptime, Dafiti e Netshoes possuem uma grande variedade de produtos em oferta.
Independentemente da loja escolhida, existem sites, como Zoom e Buscapé, que são conhecidos como “comparadores de preço”. Eles buscam o produto informado pelo usuário, em diversas lojas, exibindo os valores de cada uma, ajudando o comprador a fazer o melhor negócio.
Por fim, a extensão Black Friday de Verdade, criada pelo site Busca Cupons, pode ser adicionada ao navegador Chrome e verifica em tempo real se a oferta que está sendo acessada naquele momento é real ou uma fraude. Apesar de o nome estar relacionado à Black Friday, a extensão também funciona durante a Cyber Monday!
Em meio a tantos descontos, vale ressaltar a importância de um bom planejamento financeiro, avaliando a real necessidade dos itens desejados. Listamos aqui quatro aplicativos essenciais para organização financeira, além de conversarmos com Dora Ramos, contadora e orientadora financeira, que nos deu dicas de como aproveitar melhor a época de compras!