Você já fez algum tipo de planejamento financeiro antes de fazer compras? Com a chegada da Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 29 de novembro, muitas pessoas estão se preparando para aproveitar as ofertas e promoções da data.
Conversamos com Dora Ramos, contadora e orientadora financeira, CEO da Fahros Contabilidade e Gestão Empresarial, para entender como fazer um bom planejamento e não ficar sem dinheiro após ir às compras.
Qual a importância da educação financeira na vida das pessoas?
Antes de entender como se planejar financeiramente, a especialista comenta a importância de atitudes que estimulam o consumo consciente.
A educação financeira nos permite avaliar o que realmente é importante e, assim, ficamos mais resistentes aos apelos que recebemos de comprar e gastar.”
Sobre se preparar no período antes da data, Dora pontua: “Acredito que a educação financeira na Black Friday é uma oportunidade de comprar com maior consciência. Quando esse comportamento passar a ser algo usual, estaremos com um real poder de decisão em nossas mãos. ”
Como fazer planejamento financeiro para participar da Black Friday?
A especialista comenta que começar a registrar os gastos nos meses anteriores é importante para o consumidor ter uma base de quanto pode poupar para as compras.
Anote todos os seus gastos mês a mês em uma planilha ou em um caderno. O importante é se organizar e ter ideia de quanto poderá gastar quando o período de Black Friday chegar”.
Dora ainda alerta que as consequências podem ser desagradáveis para os consumidores que não se prepararem antes de gastar. “Se o consumidor não fizer uma pesquisa antes, ele pode achar que está comprando com desconto e, na realidade, não está.”
A orientadora também recomenda: “O ideal é não exagerar nas compras, fazer pesquisas e colocar um limite para gastos. Comprar aquilo que realmente precisa ou comprar o que estava planejando para compra futura e que, no entanto, neste momento está com um valor bem atraente”, diz e complementa: “Se possível, comprar tendo o recurso para quitação, mesmo que a compra seja feita no cartão de crédito, e se programar para pagamento à vista.”
Sobre o uso da tecnologia para ajudar os consumidores durante a data, Dora explica: “Por meio de pesquisas na internet, o usuário deve estar atento e checar se a empresa tem registros de reclamação por falha na entrega ou nos valores cobrados. Verificar a avaliação em sites de confiança e comprar de empresas que já estejam no mercado e atuando na Black Friday há mais tempo. ”
Para complementar, separamos alguns aplicativos confiáveis para fazer um bom planejamento financeiro e manter o controle das suas contas.
4 aplicativos de planejamento financeiro
Guiabolso
O aplicativo oferece recursos como organização de gastos e categorização, além de mostrar investimentos, cartões, contas correntes, seguros e empréstimos, de acordo com as preferências do usuário. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.
Mobills
Com o aplicativo, é possível categorizar despesas mensais, ter o controle de gasto diário com cartões de crédito e também permite que o usuário acumule pontos no programa Multiplus e troque por itens. Além da versão gratuita, a plataforma também oferece dois tipos de planos de assinatura com mais recursos: Premium mensal, por R$14,90, e Premium anual, por R$79,90. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.
Minhas Economias
O gerenciador financeiro permite que o usuário organize as contas, faça o controle de gastos e de ganhos, crie orçamentos e planeje melhor a vida financeira. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.
Organizze
O aplicativo permite que o usuário controle os gastos e cuide das finanças pessoais de forma prática. O app também oferece relatórios, histórico de gastos e alerta de contas a pagar. Disponível gratuitamente na versão web, Android e iOS.
Lembre-se que, antes de ir às compras, é preciso estabelecer uma lista de prioridades para não gastar além da conta ou comprar itens desnecessários, incentivando assim um consumo mais consciente. E você, já fez seu planejamento? Conhecia algum desses aplicativos? Conte pra gente nos comentários!