Em parceria entre governo e entidades privadas – entre eles o Núcleo de Coordenação e Informação do ponto BR (NIC.br) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) – a campanha #FiqueEsperto foi lançada com o objetivo de informar as pessoas sobre como evitar golpes e fraudes no ambiente digital.
As principais vulnerabilidades abordadas nas dicas são:
Autenticação em dois fatores
Também conhecida pela sigla 2FA (em inglês, Two Factor Authentication), a autenticação em dois fatores é uma camada extra de segurança na internet, presente em algumas redes sociais e serviços, como Google e Gmail, para garantir a proteção de dados pessoais contra ataques de hackers e malwares (quando ocorre uma invasão mal-intencionada em contas pessoais de indivíduos). Saiba mais sobre autenticação em dois fatores, clicando aqui.
Senhas seguras
Senhas são a primeira camada de segurança em seus dispositivos e contas. Por isso, especialistas em ciência da computação e segurança digital recomendam utilizar senhas diferentes para cada rede social, conta de e-mail e internet banking.
Senhas que misturam números, letras e símbolos são consideradas senhas fortes, ou seja, mais difíceis de serem hackeadas. O tamanho da senha também tem um papel importante na segurança: quanto maior ela for (com mais caracteres), mais segura ela será. Saiba mais sobre senhas seguras, clicando aqui.
Proteção de dados pessoais
A criptografia é um dos pilares para o uso seguro da tecnologia. À primeira vista, parece ser algo complexo, que apenas um especialista entenderia, porém a realidade é mais simples do que imaginamos. O procedimento está presente nos mais diversos eletrônicos e aplicativos que utilizamos no nosso dia a dia, como e-mails, mensagens e redes sociais. Saiba mais sobre o uso da criptografia para a proteção de dados pessoais, clicando aqui.
Além do portal, as dicas para evitar golpes e fraudes poderão ser acompanhadas por meio da hashtag #FiqueEsperto e por meio das mensagens de texto e e-mails que serão enviados mensalmente aos usuários de serviços de telecomunicações.