Também conhecida pela sigla 2FA (em inglês, Two Factor Authentication), a autenticação em dois fatores é uma camada extra de segurança na internet, presente em algumas redes sociais e serviços, como Google e Gmail, para garantir a proteção de dados pessoais contra ataques de hackers e malwares (quando ocorre uma invasão mal-intencionada em contas pessoais de indivíduos).
De acordo com o Google, em 2019, a autenticação em dois fatores conseguiu barrar de maneira eficaz até 96% dos ataques e invasões a contas de usuários, porém menos de 10% dos usuários do Gmail (serviço de e-mail do Google) utilizam a função de autenticação em dois fatores.
Como funciona a autenticação em dois fatores?
Quando ativada, a função irá adicionar uma camada extra de proteção à conta, além da senha alfanumérica padrão.
Em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, após realizar o login, normalmente com o nome de usuário e senha, a plataforma irá enviar uma mensagem SMS ao celular cadastrado na conta, contendo um código numérico.
Só será possível acessar a conta indicando este código de maneira correta, garantindo que apenas o proprietário da conta tenha acesso ao conteúdo.
Também é possível configurar o envio do código numérico via e-mail, dependendo da plataforma.
Como configurar a autenticação em dois fatores?
Para configurar a autenticação em dois fatores em sua conta do Facebook, acesse as configurações de segurança e login. Em seguida, acesse a opção usar autenticação de dois fatores e clique em Editar. Escolha o método de segurança que deseja adicionar e siga as instruções na tela.
Para ativar a função no Instagram, acesse seu perfil e clique em Configurações. Clique na opção Segurança e escolha autenticação de dois fatores. Clique em Iniciar para configurar o envio por meio de código SMS. Caso sua conta não tenha um número de telefone confirmado, você precisará inseri-lo. Depois de inserir o número de telefone, toque em Avançar.
Google/Gmail
Acesse o menu Minha Conta. Em seguida, acesse a opção Login e Segurança e escolha a opção Verificação em duas etapas. Caso sua conta não tenha um número de telefone confirmado, você precisará inseri-lo. Depois de inserir o número de telefone, toque em Avançar.
Cada plataforma pode possuir um processo diferente para configuração da verificação em duas etapas. Para se certificar do procedimento correto, acesse a opção Ajuda na plataforma desejada e busque por verificação em duas etapas ou autenticação em dois fatores.
Além de adicionar uma camada extra de proteção em todas as contas, é importante sempre ler os termos de uso dos aplicativos instalados e estar atento aos compartilhamentos de dados pessoais.