Você tem Face? E Insta?

1 de dezembro de 2015

Quem nunca ouviu esta pergunta? Se não está familiarizado com estes nomes, é importante conversar mais sobre a vida digitais de sues filhos. ?

(Face é uma das maneiras informais que as pessoas usam para se referir ao Facebook, site de rede social mais usada no Brasil e no mundo. E Insta é a abreviação do Instagram, rede baseada em fotos que também é muito usado no Brasil)

Antes as pessoas perguntavam se você tinha telefone, e-mail ou um blog. Hoje perguntam se você tem perfil numa rede social, geralmente na mais famosa do momento. As redes sociais são ambientes que conectam as pessoas, ampliando seu círculo de contatos e favorecendo novas amizades. São como clubes digitais que conectam milhões de usuários no mesmo ambiente.

Criar um perfil é uma das formas de se familiarizar com estes ambientes e conhecer as regras de funcionamento. Vale lembrar que cada rede tem suas regras e seus limites de idade. Antes de criar um perfil para o bebê recém-nascido ou permitir o uso por crianças e adolescentes (que geralmente adoram passar o tempo nessas redes) vale conhecer melhor as regras para avaliar na balança quais oportunidades e riscos cada uma oferece, sempre considerando a maturidade da criança em questão.

Crianças e adolescentes normalmente usam as redes mais do que os adultos, mas não superestime a capacidade deles para lidar com riscos e incômodos! Navegar junto e conhecer o uso que fazem das redes é uma boa oportunidade para você saber qual o nível de maturidade eles têm na Internet. Noções básicas de respeito, limites, cidadania e discernimento não aparecem sozinhas, “no automático” ou apenas acumulando horas de uso de Internet!

E vale lembrar que a Internet é bem maior do que apenas estas redes. Os sistemas de pesquisa na Web, as enciclopédias, as redes temáticas, os vídeos, os jogos e outras tantas oportunidades de conteúdo (e pessoas legais) existem para além dos sites de redes sociais. Navegar junto e promover o diálogo entre as diferentes gerações são exercícios muito simples que ajudam inclusive a ampliar o horizonte de oportunidades que a Internet pode nos oferecer, para todas as idades.

As redes da moda mudam. Basta lembrar do Orkut e tantos outros serviços que surgiram dominando nossa atenção na rede e depois sumiram. Mais do que apenas usar as redes do momento, o mais legal é ir criando habilidades para desenvolver relações responsáveis e saudáveis com ajuda das tecnologias disponíveis. Independentemente do nome do site ou da rede, vale sempre estimular um uso crítico das tecnologias e fortalecer as noções básicas de cidadania também nos ambientes digitais.

O Facebook e o Twitter, por exemplo, são plataformas que oferecem diversas possibilidades de uso, mas estabelecem 13 anos como a idade mínima para criar uma conta, sendo que entre 13 e 17 anos é recomendada a autorização dos pais (isso de acordo com as próprias regras destas plataformas). Uma dica básica é Dialogar com os/as filh@s para criar os limites de forma transparente e negociada, criando condições para que as crianças entendam as razões das regras e possam contra-argumentar! Apenas proibir não educa. O melhor é criar limites como referências para a gradativa conquista das liberdades proporcionais à maturidade demonstrada pelas crianças. Assim fica muito mais fácil mediar o uso dos adolescentes depois dos 13 anos. ?

Dicas para Dialogar:

  • Lembre que as redes são públicas por padrão e suas informações podem chegar aos amigos dos amigos dos amigos muito rapidamente;
  • Avalie bem antes de aceitar solicitações de desconhecidos;
  • Evite publicar dados mais sensíveis como telefone, endereço e detalhes de localização (check-in);
  • O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos;
  • Encontros com amigos virtuais devem acontecer com a supervisão dos responsáveis;
  • Lembre de trocar a senha periodicamente e sempre faça o logout das contas antes de fechar o navegador;
  • Aprenda ensine seu/sua filho a configure a conta e bloquear os contatos indesejados;
  • Ao visualizar conteúdos suspeitos de serem racistas ou com cenas de violência contra crianças, denuncie em www.denuncie.org.br

Para iniciantes: Você sabe o que são hashtags?

São palavras-chave que antecedidas pelo símbolo # se relacionam com um assunto. Pode ser usada em redes como Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram. Ao clicar na hashtag você acessa todo conteúdo público postado com aquele termo. #Ficaadica

Fonte: Dialogando - Você tem Face? E Insta? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica