Comportamento
15/07/2019 6 min

Tempo de leitura

Deletar amigos das redes sociais é a melhor solução?

Já pensou em excluir alguém do seu perfil? Então, vem com a gente nesse discussão sobre deletar amigos nas redes sociais. Será que é a melhor solução?

Já pensou em deletar amigos das suas redes sociais? Com o atualmente as redes sociais se tornaram um meio de comunicação fantástico e desempenham um papel importantíssimo na questão da aproximação entre as pessoas. Tanto que, de acordo com uma matéria da Exame, um estudo divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite mostra que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. As mais acessadas são o YouTube com 60%, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e, por fim, o Instagram com 40%.

Em tempos de polarização de opiniões, muitas pessoas optam por excluir ou bloquear as outras das suas redes sociais e cortar relações permanentemente com alguém. Seja por conta da divergência de ideias, crítica ao posicionamento do outro sobre alguma questão ou até mesmo por não concordar com uma postagem, qualquer uma dessas opções pode ser um motivo para a amizade ser desfeita.

A bolha social na internet

Em entrevista ao UOL, Cristiano Nabuco, psicólogo do Grupo de Dependências Tecnológicas do PRO-Amit (Programa Integrado dos Transtornos do Impulso), do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, comenta: “Ficamos irritados quando nossa construção [da verdade] está sendo desafiada: ‘O que eu pensei sobre você não corresponde ao que você me mostra’. Isso exige uma reorganização mental, criando um desconforto muitas vezes comparado a uma dor física”.

Dessa forma, a “bolha social” criada no ambiente digital acaba sendo intensificada, o que resulta em um sentimento de desconforto e surpresa quando há uma quebra no padrão do tipo de conteúdo consumido. Ou seja, neste caso, uma opinião diferente ou postagem que vá contra princípios já estabelecidos por quem recebe tal conteúdo pode aumentar as chances de ocorrer uma discussão ou a decisão precoce de da lista.

Vale a pena deletar amigos com opiniões diferentes? 

Você já se perguntou se deveria bloquear, excluir ou deixar de seguir um amigo que faz postagens desagradáveis, um ex de um relacionamento que não deu muito certo ou até mesmo um parente que faz comentários inconvenientes nas redes? Se sim, vamos te mostrar como cada uma dessas ações funciona dentro das redes sociais mais famosas para você escolher melhor o que fazer. Confira a seguir!

 

#temhorapratudo, principalmente para cuidar das suas amizades no mundo virtual! Agora ficou mais fácil de decidir o que fazer quando precisar dar um tempo?  Conte pra gente nos comentários! 🙂

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados