Você já parou para pensar na quantidade de informações a seu respeito disponível na Internet? E mais: quantas dessas informações foram cedidas por você mesmo?
Quando subimos fotos, escrevemos comentários ou fazemos check-in em determinados lugares estamos formando um perfil on-line. E, dependendo das configurações de privacidade definidas em redes sociais ou aplicativos, essas informações se tornam públicas.
O problema é que nem sempre refletimos muito antes de subir informações na Internet. Algumas fotos que registrem momentos íntimos ou de excessos, assim como comentários com posições extremadas e impensadas, ou mesmo compartilhamento de determinados conteúdos em redes sociais podem causar problemas futuros.
Uma das situações mais clássicas nesse sentido está representada nesse vídeo.
Parte de uma campanha realizada pela União Europeia em 2011, o vídeo permanece atual ao mostrar o que pode acontecer em uma entrevista de emprego quando expomos de forma excessiva a nossa vida particular. Por isso, siga algumas dicas:
Refletir antes de postar certos conteúdos em redes sociais: é sempre bom se perguntar como a postagem será percebida pelos outros.
Preste atenção em suas configurações de privacidade: você pode fazer com que alguns conteúdos só possam ser visualizados por parentes e amigos próximos, por exemplo.
E, claro, mantenha o bom senso: não compartilhe conteúdos que promovam racismo, xenofobia, machismo, homofobia ou qualquer tipo de discurso de ódio. Use a Internet com responsabilidade e respeito aos outros.