Se você realiza no dia a dia tarefas como procurar um termo no Google ou acessar a melhor rota no trânsito, é sinal de que a Inteligência Artificial já faz parte da sua vida. Embora o nome remeta aos filmes de ficção científica, essa tecnologia avançada vem sendo utilizada cada vez mais para otimizar processos e gerenciar interações online em uma infinidade de aplicações diferentes, mas todas eficientes. E algumas impressionantes.
A Inteligência Artificial é uma sofisticada programação que possibilita às máquinas analisarem uma quantidade gigante de dados em poucos segundos, identificar padrões e sugerir resultados ou ações. Nos últimos anos, essa técnica evoluiu ainda mais, possibilitando que estes computadores também estabeleçam novas conexões à medida que recebem mais dados. Em linhas gerais, quanto mais é utilizado, mais esperto ele fica.
Um exemplo de aplicação que acompanha muitas pessoas em todas as suas atividades são os assistentes digitais inteligentes, como Siri, da Apple, Cortana, da Microsoft, e Google Assistant. Programados para reconhecer instruções de voz, respondem a perguntas, pesquisam tudo o que você precisar saber e conectam a serviços e aplicativos integrados. Segundo alguns usuários acostumados ao bate-papo diário, também fazem companhia, mas é recomendável não se apegar! É um robô, lembra?
Saiba mais sobre os assistentes digitais:
Grandes empresas já identificaram o potencial da Inteligência Artificial e investem em inovação, com boas chances de revolucionar áreas de conhecimento. Com seus próprios projetos ambiciosos em segmentos como saúde e segurança, cinco das maiores corporações mundiais de tecnologia – Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM – uniram forças e criaram a Partnership on AI , associação dedicada a estudar as melhores práticas e atuar como plataforma aberta para debater e impulsionar as iniciativas.
Com tanta demanda, começa a faltar profissionais especializados e já surgem graduações específicas – inclusive virtuais. Há cursos gratuitos de introdução na web, como o do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já a Udacity, universidade online criada por professores da Universidade de Stanford e apoiada por gigantes como Google, AT&T e Facebook, oferece o “Nanodegree” para Engenheiro de Inteligência Artificial. A chamada do curso já define bem o que a Inteligência Artificial significa para a era moderna: “aprenda a construir o impossível”.
O menu cobre a página. Difícil de ler usando celular ou tablet.
Jorge, obrigado pelo seu comentário. Gostaríamos de lhe ajudar a entender o seu problema. Você pode nos informar o sistema operacional do seu dispositivo e o navegador que utiliza para acessar o Dialogando?
Matéria importante , para todos, conhecer essa informação é como abrir uma janela estando em uma nave espacial e ver nosso Planeta com a distancia necessária para ter uma visão do todo
Que bom que você gostou da nossa matéria! Compartilhe ela com os seus amigos. ?
GOSTEI DO QUE VI.
Muito obrigado pelo carinho, Gilberto! Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendamos que leia nosso texto sobre ‘Machine Learning’. ?
Precisamos “cultivar” (ou descobrir) mais inteligências. Só com procedimentos inteligentes será possível melhorar o universo. Obrigado!
Obrigado a você pelo comentário, Osmar! Continue interagindo com a gente em mais textos do Dialogando. ?
‘é o começo do fim
Já pensou se isso começa a funcionar em robôs, seria muito legal ter um casa!
Muitos autores já especulam sobre isso em livros, filmes e séries, e acreditam que no futuro viveremos uma sociedade de humanos e robôs inteligentes! Assim como no filme ‘Ela’, que já foi assunto de uma matéria nossa no Dialogando!
Gostei da matéria, boa introdução ao tema.
Tem também o Watson da IBM, é o principal foco da empresa.
Muito bem notado, Marcelo! Talvez você também se interesse pelo nosso texto sobre Machine Learning, no qual comentamos sobre o Watson!
incrível como a inteligência artificial ela pode facilitar a nossa vida no dia a dia simplesmente com esses exemplos que você me deu nesse texto aí sobre você usar o GPS para localizar aonde eu estou na casa da minha localização e também toda vez que eu for fazer uma pergunta e ele pesquisar é uma coisa que facilita a vida nossa no dia-a-dia achei bastante interessante e isso só apenas o começo
Muito bacana mesmo Leandro! Gostaríamos de recomendar a leitura do nosso texto ‘Her, Inteligência Artificial e amor’.
Adorei,muito bom vamos trabalhar sempre pela evolução contínua.
Que bom saber que gostou, Alexandre! Se quiser se aprofundar no assunto, confira nosso texto sobre Machine Learning!
Virão tempos incríveis, onde o impossível será rotina!
Não temos nenhuma dúvida disso, Carlos! Quer conhecer um pouco mais sobre Inteligência Artificial e como ela funciona? Acesse o nosso texto sobre Machine Learning!
As máquinas não precisam de nós. E irão nos odiar por não terem coração.
Não temos tanta certeza disso, Maxwell. Podemos ver muitos benefícios da robótica já nos dias de hoje, como apontamos no nosso texto ‘Robôs que ensinam’.
A evolução da inovação é inexorável. O futuro será magnífico, mas também preocupante, dependendo do modo que administraremos a inteligência artificial. Um grupo cada vez maior de cientistas tem alertado sobre a “era pós humana”, com um hipotético risco dê “robôs inteligentes” tentarem se sobrepor à nos humanos. Precisamos inovar, sem esquecer da autonomia sobre a segurança.
Sem dúvida nenhuma é um assunto que precisa muito ser debatido na sociedade, não só por cientistas, mas por toda a população. Incentive esse diálogo com seus amigos, Milton! E depois dá uma passadinha aqui no Dialogando e compartilhe um pouco da conversa de vocês. ?
Parece que filmes como Eu Robô. vão deixar de serem apenas sonhos de loucos escritores, e vão se tornar a realidade de muitos.
Espero que não acabe imitando também O Exterminador do Futuro.
Também esperamos que não, Ana Lucia!
Ontem sonhei com uma caneta a qual no sonho era japonesa, a caneta quando se ia escrevendo com ela, se quisesemos mudar a cor da
tinta, bastava falar a cor e a caneta automaticamente mudava a cor, para azul, ou preta, ou verde ou vermelha.
Será que esse era um sonho do futuro, Gilvan?
Podemos apostar que hoje em dia já temos muitas inovações tecnológicas funcionando no dia a dia das cidades, como contamos no nosso texto sobre Smart Cities.
A inteligencia artificial vem sendo considerado como a maior ameaça à existência da raça humana pelo genial Elon Musk que é um físico e programador que se tornou empreendedor de sucesso nos campos de fronteira da tecnologia na industria espacial com a SPACE X, na de carros elétricos com a TESLA e de energia renovável com a TESLA SOLAR. Hoje todos os sistemas estão integrados pela WWW que suporta cada vez mais tarefas estratégicas à nossa sobrevivência como transações bancárias, sistemas de saúde, de segurança, de transporte, de comunicação de voz e de imagens, sistemas de comunicação pública e de notícias, e a tecnologia de armazenamento nas nuvens de nossos dados pessoais e arquivos. Imagine se um sistema destes de IA é desenvolvido para fins de controle da rede mundial e dotado de inteligência e capacidade extrema, penetra na rede e passa a controlá-la podendo provocar conflitos, oscilações no mercado financeiro, etc, talvez para favorecer os interesses de que controla estes sistema ? Capacidade computacional (hardware) hoje está cada vez mais acessível e poderosa (vem ai a computação quântica já materializada pela IBM com um processador de 4 Qubits. A GOOGLE com a canadense D-Wave também já desenvolveu um computador com um pequenos processador quântico que está sendo usado pela NASA ) . Falta somente o software. Lembra o Elon Musk que a GOOGLE já desenvolveu um sistema baseado em IA que bateu o melhor jogador de GO do mundo sendo agora capaz de jogar simultaneamente com 15 jogadores e ganhar de todos (o GO é um jogo muito kais complexo que o chadrex e não se esperava que tão cedo uma máquina batesse um campeão humano neste jogo). Pede o Elon Musk que os legisladores considerem mais seriamente os riscos da IA, dando como primeiro passo o estudo desta matéria para a seguir estabelecer uma legislação que minimize a possibilidade de desenvolvimento destas aplicações do mal, que não são ficção cientifica mas estão se tornando inteiramente plausível com o avanço da IA. O filme DO EXTERMINADOR DO FUTURO que imagina a SKY NET como uma entidade que fugiu ao controle e passa a combater o ser humano, pode não ser tão irreal assim com o avanço da robótica, da computação quântica e dos sistemas de IA. Nem tudo são flores e prudente é desconfiar e temer.
Paulo, seu comentário traz importantes questões e preocupações do avanço da tecnologia da robótica e da inteligência artificial. Por isso acreditamos que promover o diálogo é a melhor solução, porque por meio dele conseguimos trazer esse debate para o público e fazer com que esse tema seja cada vez mais discutido na sociedade. Esse é um dos caminhos possíveis para transformar esse debate público em legislação e em um regimento ético das tecnologias. ?
Gostei muito.
E gostaria de estudar nessa universidade ser inovador
Que ótimo saber disso! Precisamos cada vez mais de ideias inovadoras. Acesse o link citado na matéria para conhecer os cursos oferecidos pelas universidades e instituições mencionadas. ?
Excelente texto! Legal saber que tanta gente como eu já percebeu que as máquinas estão chegando…
Os robôs já estão entre nós, João! Temos um texto bem bacana sobre o assunto: ‘Os robôs vão roubar o seu emprego’?. ?
Em pouco tempo o avanço no desenvolvimento de IA cruzaria os limites de segurança humanos. Assim como o homem não respeita limites, sua criação (sistemas baseados em IA) tão pouco respeitaria. A criatura imita o criador e almeja supera-lo.
Sabedoria não é IA, tão pouco é quem está por traz. A tendência é o caçador virar caça. Mesmo com protocolos de segurança, a falta de uma base moral implica na lei da sobrevivência a todo custo. Qualquer ameaça será rechaçada friamente e com precisão quântica. O criador da IA historicamente insiste em ser amoral, portanto, como crer que a mesma seria criteriosa. Uma teoria sobre uma base moral fundamentada na lei de causa e efeito teria que ser a própria essência do código fonte. Imaginemos um conjunto de sub rotinas escritas com base em princípios tais como: honestidade gera confiança, confiança gera cooperação, cooperação gera progresso, progresso gera satisfação, satisfação gera constatação de que a honestidade foi o elemento inicial correto nesta equação que tem a preservação da vida como objetivo.
O futuro quê víamos nos filmes de ficção está chegando.e isso é maravilhoso.para muitos é quase um milagre.o que assusta é o quê vai ser feito com esses muitos quando a mão de obra braçal e sem formação acadêmica não tiver nenhuma utilidade.
Com certeza essa é uma preocupação muito importante, Paulo. Por isso devemos nos preocupar com que todos tenham acesso a uma boa educação, para que possamos trabalhar com as novas tecnologias do futuro para o benefício comum. ?
Temos um mundo de informações ao nosso dispor, o difícil é saber utilizá-lo. Precisamos usar as ferramentas certas, senão de que adianta ter tudo isso ao nosso dispor sem ter como alcançar?
Quanto a AI, é uma tecnologia muito poderosa, e se por acaso, algum dia, perdermos o controle sobre ela, estamos fadados a derrocada.
Gostamos do seu comentário, Victor. No entanto, não podemos nos esquecer que os próprios humanos programam a Inteligência Artificial. Para evitarmos problemas com essa tecnologia, precisaremos de muito debate que discuta o seu regimento ético. ?
Quando a IA substituir os políticos e os funcionários públicos tudo vai ficar maravilhoso, não haverá erros, processos esquecidos em gavetas e o ser humano vai fazer só o que nasceu pra fazer, viver a vida é ser feliz….praia, festas e desenvolvimento de artes, músicas e família.
Ótimo artigo, dicas muito úteis, meus parabéns.
Obrigado, Nilson!