Por causa da infecção da Covid-19 em 2020, o home office surgiu como uma alternativa mais segura para quem precisava continuar a trabalhar no período da pandemia. Mas, com o passar desse período, muitos profissionais permaneceram a desempenhar suas funções de casa.
Hoje ainda é comum encontrar vagas de emprego que utilizam o modelo de trabalho remoto ou híbrido (que alterna o trabalho em presencial e remoto). O fato é que essa forma de trabalhar trouxe muitos benefícios às pessoas, mas também desafios e dificuldades para elas. Para saber mais sobre isso, falaremos nesse texto
- Desafios da modalidade remota
- Benefícios do trabalho remoto
- Equilíbrio com trabalho híbrido
Boa leitura!
Trabalho remoto x trabalho presencial: quais são os desafios da modalidade remota?
O uso da tecnologia no contexto de trabalho permite que, por causa da conectividade, as pessoas continuem trabalhando em segurança, no conforto das suas casas. Hoje é um dos principais modelos utilizados por grande parte das companhias.
Passados esses anos desde a implementação do trabalho remoto, principalmente acelerado depois da pandemia, já é possível perceber os benefícios e os desafios dessa forma de desempenhar as funções
Veja a seguir quais são os principais desafios da modalidade.
1. Impacto negativo na saúde mental
A ausência de convívio diário com outras pessoas no contexto de trabalho pode afetar negativamente a saúde mental dos funcionários, desencadeando alto nível de estresse e solidão. É o que demonstra alguns estudos, como o relatório New Future of Work , publicado pela Microsoft em 2022.
De acordo com a pesquisa, os profissionais que trabalham no modelo home office se sentem isolados socialmente e culpados quando adoecem ou fazem pausas.
2. Redução de atividades físicas
Um estudo realizado pelo Upright revelou que um profissional home office dá, em média, 16 passos para ir da cama até o seu local de trabalho em casa. O que demonstra uma diminuição de deslocamento das pessoas devido ao modelo de trabalho — contribuindo para efeitos negativos no corpo e na mente.
3. Dificuldade de separar a vida pessoal da profissional
Com a extensão do trabalho para casa, muitas pessoas passaram a ter dificuldade de separar a vida pessoal da profissional. E isso gerou uma jornada de trabalho mais extensa e aumento do estresse, já que a sensação de que o trabalho nunca termina ficou ainda mais forte ao desempenhar as suas funções no próprio lar.
4. Falta de estrutura adequada podem afetar a produtividade
Nem todas as pessoas possuem um espaço de trabalho adequado em casa. Falta de equipamentos, conexão de internet instável e problemas de ergonomia podem ser uma realidade e afetar a produtividade e qualidade do trabalho.
5. Impacto na comunicação e colaboração entre a equipe
A falta de convívio diário reduz a interação face a face entre os profissionais, o que pode aumentar os problemas de comunicação (e dar brecha para mal-entendidos), diminuir a colaboração e, principalmente, a produtividade. É o que aponta o estudo The Evolution of Working from Home, de Stanford.
Na pesquisa, eles avaliaram o desempenho de uma grande empresa de tecnologia indiana que mudou o modelo de trabalho presencial para remoto no início da pandemia. Na ocasião, eles identificaram que o home office contribuiu para afetar negativamente a coesão entre os colaboradores e que isso refletiu na produtividade como um todo.
6.Dificuldade de gerenciar o tempo
A falta de supervisão direta fez com que muitos profissionais passassem a ter dificuldade para gerenciar o próprio tempo do trabalho. Isso também contribuiu para que pessoas tivessem jornadas de trabalhos mais extensas ou mais dificuldade em manter a produtividade.
Maiores benefícios do trabalho remoto
Se, por um lado, estudiosos apontam desafios e problemas que o home office acarretou na vida de muitos trabalhadores, por outro, existem pesquisadores e profissionais que consideram o trabalho remoto muito vantajoso. Veja abaixo os principais benefícios desse tipo de modelo:
1.Menos tempo no trânsito
Um estudo realizado pela University of South Australia avaliou como o trabalho remoto influencia a vida dos profissionais australianos. A conclusão a que se chegou é que essas pessoas gastam, em média, 4,5 horas por semana no trânsito para fazerem o trajeto de ida e volta do trabalho, gerando uma piora na saúde mental.
Ao trabalhar de casa, no entanto, não há a necessidade desse deslocamento diário. O que contribui para economia de tempo e redução de estresse.
2. Mais horas para focar na saúde e bem-estar
Sem o gasto de horas no trânsito, os teletrabalhadores possuem mais tempo para se cuidar e se dedicar a outras atividades.
3. Maior flexibilidade de horário
A depender da empresa, os funcionários home office podem ter maior flexibilidade de horário para gerenciar com mais autonomia o seu tempo e as tarefas. Isso permite com que eles escolham o momento que estão mais produtivos para desempenhar determinada atividade.
4. Melhora dos hábitos
Com mais tempo disponível, os colaboradores conseguem promover mudanças importantes de hábitos. A alimentação é um exemplo disso. Em casa, é possível montar um cardápio mais saudável, bem como reduzir o consumo de lanches rápidos.
5. Diminuição de gastos
Uma outra vantagem do home office é a diminuição de gastos – tanto para a empresa quanto para os funcionários – com: despesas operacionais, limpeza do escritório, aluguel, transporte, alimentação e vestuário.
6. Mais proximidade com a família
O home office permite com que os colaboradores estejam mais próximos dos seus familiares no dia a dia. O que ajuda, principalmente, na rotina de quem tem filhos pequenos.
Empresas encontrando o equilíbrio com o trabalho híbrido
Diante dos diversos desafios e benefícios do home office, muitas empresas têm encontrado o equilíbrio por meio do trabalho híbrido. Tal modelo permite que os colaboradores alternem o formato do trabalho (presencial e a distância) durante a semana. O que oferece flexibilidade, sem abrir mão da interação social e colaboração em equipe.
O trabalho remoto vem desafiando as empresas a repensarem suas dinâmicas e modelos, a fim de encontrar novas formas de garantir produtividade e bem-estar. Atualmente, a maneira encontrada pelas companhias de equilibrar tais necessidades é o modelo híbrido, que vem a contemplar, ao mesmo tempo, os trabalhadores e as empresas.
Gostou dessa discussão sobre trabalho remoto? Continue a ler os conteúdos do Dialogando, no qual falamos sobre o uso da tecnologia para um mundo melhor. Leia, também, como ser multitarefas sem se sobrecarregar mentalmente.
Até a próxima!