O Comitê de Democratização da Internet (CDI) é uma organização social que usa a tecnologia para promover a transformação social. Por meio do chamado “empoderamento digital” ou seja, utilizar a tecnologia como meio de mobilizar e criar oportunidades para as pessoas o CDI busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, que possam utilizar a tecnologia para reprogramar o ambiente em que estão inseridos.
Na ativa desde 1995, o CDI surgiu no Brasil e logo se expandiu. Hoje, está presente em 842 espaços em 15 países além de atuar em 16 estados brasileiros, a organização está no Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Inglaterra, México, Venezuela, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia). Nesses 21 anos de atuação, estima-se que que 1,64 milhões de vidas foram impactadas pela instituição. “É um caso raro de organização que começa no hemisfério sul e amplia sua atuação para as Américas e a Europa”, afirma a coordenadora de comunicação da entidade, Jannaina Costa.
Ela explica que, nessa trajetória, o CDI viu o foco de sua missão mudar da inclusão digital para o empoderamento digital. “A lacuna da inclusão digital no Brasil felizmente diminuiu – hoje, 77% dos jovens de 10 a 17 anos já têm acesso à Internet, segundo o Cetic.br. Por isso entendemos que é necessário abraçar a bandeira do empoderamento, que tem grande potencial para melhorar de fato a vida dessa população”, diz Jannaina. A organização busca então desenvolver nos jovens as competências do século 21 e a autonomia em tecnologias da informação e comunicação, assim como a habilidade para resolver problemas sociais.
Para isso, o CDI atua em três frentes: escolas, comunidades e bibliotecas. Jannaina explica que “o papel da instituição é o de utilizar sua metodologia para formar multiplicadores nesses canais, que por sua vez poderão capacitar os jovens”.
Nesse sentido, uma das ações que chamam a atenção é a capacitação de jovens para o desenvolvimento de aplicativos, incentivando o seu lado empreendedor. “A ideia é despertar no jovem a consciência de que ele pode fazer algo para transformar sua realidade e sua comunidade”, diz Jannaina.
E o CDI busca ainda mais, trabalhando continuamente para realizar impactos sociais eficientes e inovadores, e assim transformar o mundo por meio da tecnologia. “Nossa intenção é desenvolver e capacitar pessoas para criar soluções que possam alterar suas realidades”, diz ela.
Conheça mais sobre o CDI em www.cdi.org.br.