Arte na palma da mão

5 de outubro de 2018

Conhecer de perto aquele quadro incrível de Renoir, Picasso ou Van Gogh ficou muito mais fácil com a chegada da tecnologia aos domínios da arte.

Digitalizados em alta resolução, os acervos dos principais museus do mundo já estão na internet. Além disso, os tours virtuais também levam o usuário a circular pelos corredores, como se estivesse em uma visita presencial.

O site Google Arts & Culture apresenta obras de mais de 150 galerias de arte pelo mundo, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca, em São Paulo, e o MoMA, em Nova York. As fotos em alta resolução garantem um nível de detalhe para observação melhor do que ao vivo, onde a contemplação às vezes precisa ser à distância ou entre muita gente.

Utilizando a tecnologia do Street View, é possível passear pelo Palácio de Versalhes, na França, pelo Taj Mahal, na Índia, ou pela Sagrada Família, em Barcelona. Quem baixa o aplicativo (IOS e Android) conta com uma função divertida: com uma selfie, o app busca nos acervos retratos pintados pelos artistas que se pareçam com o usuário.

Já o aplicativo Smartify (Android e IOS) traz os benefícios da tecnologia para quem está dentro dos museus, com mais de 30 instituições já cadastradas. Ao se interessar por uma obra, e só abrir o app e apontar o celular para o quadro ou escultura para ter informações completas sobre a criação, seu autor e curiosidades. Outra facilidade é poder salvar o que chama a atenção, criando uma coleção que pode ser compartilhada com a família e os amigos.

Digitalizar os acervos pode ficar mais fácil e mais seguro em breve. Cientistas da Universidade de Tsinghua, na China, solicitaram a patente de um sistema que tem como base a blockchain para armazenar e compartilhar as versões digitais de objetos integrantes do patrimônio cultural. A computação 3D seria utilizada para escanear a obra, criando um formulário, que é em uma blockchain privada, por meio de processo criptográfico. Segundo os pesquisadores, a plataforma poderia ser acessada por detentores e artistas, com registro compartilhado de dados e atualização em tempo real.

Fonte: Dialogando - Arte na palma da mão Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica