Para quem cresceu nos anos 80, como era o período das férias e a troca entre os amigos? E para quem cresceu nos anos 10? Será que tem muita diferença? É isso que a Estéfi Machado e seu filho Teo nos mostram nesse papo descontraído para o Dialogando, como uma boa conversa entre mãe e filho é.
E para quem quer boas dicas animadas para as férias, confira a seleção que eles fizeram e que nós trazemos aqui para você de brincadeiras e passeios que podem ser bom para os jovens e a família como um todo. Vamos lá?
Diferenças geracionais no tempo livre
Você já reparou que as suas brincadeiras de hoje podem ser diferentes das brincadeiras dos seus pais? De que o que você gosta de fazer hoje não existia no crescimento deles, ou não era muito comum?
A Estéfi e o Teo mostram isso nesse papo, quando o Téo divide o que ele gosta de fazer, enquanto ela mostra quais eram as atividades que fazia na época em que era mais nova.
Enquanto ele fala que a geração dele gosta de ouvir muitas músicas, assistir filmes, treinar e ficar no Tiktok, ela fala que gostava de brincar na rua com os vizinhos, guerra com mamona, brincar com ioiô, trocar papel de carta com as amigas ou anotar as músicas dos seus cantores preferidos em uma fita-cassete.
Tudo isso nos faz pensar como a tecnologia permitiu que algumas atividades se transformassem, como o tempo transformou as relações mas como, apesar de tudo isso, ter amigos para brincar ainda é algo importante entre as gerações. Ou seja: que tal se juntar com os seus para curtir as férias e atravessar esse mês e as gerações juntos?
O que fazer nas férias?
Tem gente que gosta de férias para fazer um monte de coisa. Tem quem goste de não fazer nada. Outros que se preparam para viajar. Independentemente das suas preferências, o que não dá para negar é que esse período pode ser muito bom para cultivar a criatividade e arrumar novas formas de ver a rotina.
Seja como for, a Estéfi e o Teo deram dicas que você pode aproveitar para se divertir. Quer ver só quais são?
Jogos de tabuleiro
Por mais que possa não parecer muito divertido no começo, o jogo de tabuleiro é uma forma de juntar todo mundo e criar essa sintonia da diversão. O difícil mesmo é começar, mas depois que engata, todos se engajam e se divertem. E vale considerar o baralho aqui e todos os jogos que podem vir com as cartas.
Jogos mais simples
Outra dica que eles deram é que tem muitos jogos, que não precisam de tabuleiro ou dados, que podem ser muito divertidos. Alguns exemplos são:
- Impostor;
- Papelitos;
- Eu sou.
Passeios ao ar livre
Passear pela cidade, ir em um museu, parque, explorar o seu quarteirão, tomar um novo sorvete. Quando a gente passeia com a atenção e calma, a gente pode conhecer novos lugares mesmo quando a gente já está familiarizado com tudo. Desbravar, nesse sentido, pode ser muito gostoso. Experimente!
Movimentar o corpo
Se você tem a chance de ir com um amigo para um parque, andar na esteira com ele ouvindo música: faça isso. Aproveite a companhia dos seus amigos para nadar em uma piscina, ir na academia ou apenas caminhar pelas ruas. Pode ser muito bom apreciar a companhia com calma.
Entrevista com os mais velhos
Poder tirar um momento para entrevistar os seus pais e avós é uma ótima forma de entender mais sobre a sua história, e até sobre quem eram as versões mais jovens de quem hoje cuida de você. Esse é um convite para uma conversa com calma e atenção, com muita chance de divertimento e aprendizados.
Fazer colagens ou produtos manuais
Mexer com produtos manuais também é uma ótima forma de brincar fora das telas, seja com colagens, com cerâmicas frias, bijuterias ou desenhos e pinturas. Essas são ótimas atividades que você pode fazer para se reunir com os seus amigos e criar momentos de descontração e relaxamento.
Quem é a Estéfi Machado?
Estéfi Machado é a mãe do Teo. Ela é criadora de conteúdo, designer e uma criativa de carteirinha. No seu instagram @blog.estefi.machado ela dá dicas de brincadeiras, de DIY, fala sobre adolescência – e como é ser mãe de um adolescente – e compartilha também sua jornada na menopausa.
Ela torce para que você tenha muita diversão e brincadeiras nas suas férias 🙂 E se você gostou das ideias que eles deram, conta para a gente! E nos fale também o que você gosta de fazer nas férias, combinado?
Até a próxima!