De tempos em tempos, construímos uma lista de metas: fazer dieta, economizar mais dinheiro, se exercitar diariamente, ler mais livros, e assim vai! Tudo para conquistar bem-estar.
Mas, nessa correria da vida e do volume de informações que recebemos em nosso celular, você já pensou em buscar mais bem-estar digital? Afinal, já é comprovado cientificamente que estar conectado nas redes o tempo todo afeta diretamente a nossa saúde física e mental.
A questão é que conseguir dosar o uso das telas não é tarefa das mais simples hoje em dia, pois já estamos acostumados a ficar imersos na internet por longas horas diariamente. A boa notícia é que com a ajuda da tecnologia, o chamado bem-estar digital pode ser alcançado com aplicativos que permitem controlar melhor o uso dos dispositivos eletrônicos. E é sabendo sobre isso que estamos aqui hoje. Vamos falar sobre:
- O que é bem-estar digital;
- Que recursos ajudam no bem-estar digital no Android e iOS;
- Quais aplicativos podem ajudar em bons hábitos digitais?
- Como esses apps podem garantir mais qualidade de vida?
Boa leitura!
O que é bem-estar digital?

Vivemos em uma era em que o digital se tornou praticamente uma extensão de nós mesmos: smartphones, redes sociais, notificações constantes, lazer online, trabalho remoto.
O fato é que, se por um lado a tecnologia nos conecta, facilita tarefas e abre novas possibilidades, por outro, o seu uso desenfreado pode levar ao desgaste mental, à sensação de não “desligar” e ao desequilíbrio entre vida digital e vida offline.
E é justamente nesse contexto que surge o termo bem-estar digital. Com a necessidade cada vez maior das pessoas de construírem uma relação de qualidade com a tecnologia, o bem-estar digital se apresenta como um recurso capaz de ajudá-las a transformarem o consumo de telas em um hábito mais saudável.
Nesse sentido, são elementos centrais do bem-estar digital:
- Reconhecer que a tecnologia é ferramenta, não mestre.
- Avaliar se o uso digital contribui ou prejudica o sono, a concentração,o humor, as relações sociais etc.
- Ter consciência dos hábitos digitais (quantas vezes desbloqueamos o celular, quantas notificações recebemos, quantas horas gastamos em apps).
- Manter um equilíbrio entre vida online e offline, com tempo para desconectar, estar com pessoas, cultivar lazer sem tela.
- Usar os recursos tecnológicos a favor do bem-estar, e não apenas como fonte de distração ou dependência.
Que recursos ajudam no bem-estar digital?
Atualmente, é possível encontrar muitas funcionalidades nos sistemas Android (e muitos deles também no iOS) que auxiliam a monitorar e limitar o uso de dispositivos, configurar pausas, reduzir distrações. Veja abaixo alguns desses recursos disponíveis:
Android
Você tem um sistema Android com você? Então veja só o que você pode fazer e os aplicativos que pode baixar:
Dashboard
O painel dará uma visão geral de como você gasta tempo no seu celular, quanto tempo você dedica a determinados aplicativos, quantas vezes você desbloqueia seu smartphone e quantas notificações você recebe.
Conforme você passa tempo com o app aberto, o Dashboard faz a contagem regressiva e, quando chegar ao limite, deixa o ícone em cinza, avisando que você já passou da conta.
App Timer
Esse recurso de bem estar digital permite definir metas de uso e avisa quando for a hora de desligar, seja pra descansar, hora de dormir ou sair pra passear.
Wind Down
Você pode escolher um horário do dia que será o seu limite para o uso do celular. Na hora definida, a tela do aparelho e todos os apps serão mostrados em tons de cinza, tirando as cores chamativas que atraem a atenção. A ferramenta deixa a tela sem graça. A ideia é que o usuário se irrite com a falta de cor e deixe o aparelho de lado.
Não perturbe
Esse recurso permite que você simplesmente vire seu aparelho com a tela para baixo. Com isso, o aparelho não toca, não vibra nem mostra avisos luminosos, como LEDs e telas ambiente e só recebe chamadas e mensagens de contatos importantes pré-selecionados.
iOS
Para usuários de iPhone/iPad, há recursos equivalentes que podem ajudar no bem-estar digital:
Tempo de Uso (Screen Time)
O painel de tempo de uso está disponível em “Ajustes” do iOS. Nele, é possível acessar a média diária de uso de todas as atividades em aplicativos e sites. Além disso, o usuário pode limitar o uso do celular, acessando funcionalidades, como:
- Repouso (que são os horários para não usar o dispositivo);
- Distância da tela (para reduzir a fadiga visual);
- Configuração de tempo de uso para a família;
Entre outras que estão listadas nos próximos tópicos.
Limites de App
A funcionalidade “limites de app” pode ser acessada no painel de Tempo de Uso. Nela, o usuário pode definir limites diários para as categorias de apps que deseja gerenciar.
Repouso
Essa funcionalidade, também disponível no painel de Tempo de Uso, permite ao usuário definir horários para não usar o dispositivo. Assim, durante o repouso, apenas os apps permitidos e ligações telefônicas poderão ser acessados.
Limites de comunicação
Nessa funcionalidade, o usuário pode definir limites para ligações e mensagens. Tais limites são aplicados aos contatos do iCloud e aos apps telefone, facetime e mensagens. Por outro lado, a comunicação com números de emergência conhecidos e identificados pela operadora sempre fica permitido.
Quais aplicativos podem ajudar em bons hábitos digitais?

Além das funcionalidades disponíveis nos sistemas Android e iOS, existem diversos aplicativos de terceiros que também promovem bem-estar digital. Na realidade, a funcionalidade dos aplicativos auxiliam até no controle do ciclo menstrual, sabia? Confira a seguir algumas sugestões de apps úteis para o seu bem-estar:
Forest
O aplicativo Forest é uma tecnologia que ajuda a aumentar o foco do usuário. A ideia é que ao se sentir desfocado, a pessoa plante uma árvore no app. Essa árvore irá crescer enquanto ela se concentra no trabalho, mas caso abandone o Forest no meio do processo, a árvore morre.
Sleepo
O aplicativo Sleep disponibiliza sons relaxantes (chuva, natureza etc.) com timer, para ajudar no descanso e reduzir o uso de tela antes de dormir. Outros recursos oferecidos pelo app são: monitoramento automático do sono, meditações guiadas, histórias para dormir, análises de hábitos que afetam o sono etc.
Tangerine
O aplicativo Tangerine é um app de bem-estar e metas. Ele possibilita ao usuário formar novos hábitos, refletir sobre seu humor e ter um diário para acompanhar o seu progresso ao longo da jornada no app.
Como iniciar um detox digital?
Fazer um detox digital significa reduzir o uso de dispositivos e redes para recuperar equilíbrio, aumentar o foco, melhorar o sono e estar mais presente na vida offline. Para te ajudar a iniciar esse processo, separamos aqui algumas dicas para você:
1. Observe por uma semana seus hábitos
Isso inclui avaliar a quantidade de horas utilizadas por dia em telas, quantas vezes desbloqueia o celular, quais apps mais consome e quantas notificações recebe.
2. Faça perguntas sobre o uso de tecnologias
Faça perguntas e responda sinceramente a si mesmo. “Esse uso me faz bem ou me cansa? Quando uso o celular fico distraído ou ausente do momento presente? Registre as respostas num caderno ou app de notas. Identificar padrões facilita a mudança.
3. Defina “horário de desligamento”
Como, por exemplo, a partir das 21h, nenhum app social ou vídeo.
4. Ative os recursos nativos ou use um app para reforçar
Reduza ou desative notificações de apps que não são essenciais. Ao passar do tempo, ajuste: talvez aumentar o limite num app que você usa para trabalho ou lazer saudável; reduzir ainda mais em outros.
5. Mude o foco quando o tédio chegar
Ao invés de abrir o celular ao primeiro minuto de tédio ou espera, faça outra atividade: ler um livro, caminhar 5 minutos, conversar com alguém, olhar a janela e observar por 2 minutos, no mínimo. Cultivar a presença.

6. Use os momentos de “pausa digital” para se reconectar
Aproveite o tempo longe das telas para se reconectar consigo mesma ou com outras pessoas. Respire, medite, observe o entorno.
7. Reserve um dia da semana ou meio-dia “offline”
Separe um dia da semana para ficar sem redes sociais. Isso vai ajudar você a começar a se habituar a ficar menos tempo com dispositivos. Se necessário, envolva alguém de confiança: combinem juntos um “desafio de uso menor” ou sejam responsáveis mútuos.
8. Após a primeira semana com os novos limites, revise os dados
Quais apps ainda consomem muito tempo? Quando o impulso de usar surge? Registre e faça uso dessas ferramentas para te ajudar.
9. Faça check-in mensal
“Como me sinto? Meu sono melhorou? Minha concentração melhorou? Minhas relações sofreram menos interrupções digitais?”
10. Cultive outras fontes de prazer e lazer que não envolvam tela
Um hobby, esporte, leitura, contato com natureza, convívio social. Aproveite para criar novos hábitos e se reinventar!
O bem-estar digital não se trata de lutar contra o celular ou as redes sociais, mas de assumir o controle de como, quando e por que os usamos. Se você está pronto para começar, escolha hoje uma área para atuar: talvez reduzir notificações, definir horário de desligamento ou experimentar os apps de terceiros.
Pequenos passos somam grandes mudanças. Boa jornada rumo a um uso mais leve, mais consciente e mais humano da tecnologia! Até a próxima!
meu comportamento está indo muito bem!