coronavirus-15-servicos-gratuitos coronavirus-15-servicos-gratuitos

Coronavírus: 15 serviços gratuitos durante a quarentena

Coronavírus: 15 serviços gratuitos durante a quarentena

Por conta do coronavírus, a OMS declarou situação de pandemia mundial. Frente à isso, diversos países e instituições governamentais declaram um período de quarentena e a recomendação é que as pessoas permaneçam em casa o máximo possível.

Diante disso, diversos serviços online disponibilizaram seus conteúdos gratuitamente para facilitar o dia a dia de quem já está recluso e incentivar que mais pessoas adotem o isolamento voluntário, visando diminuir a propagação do COVID-19.

Entre os conteúdos disponibilizados, podemos encontrar cursos, aplicativos e livros. Listamos aqui os serviços mais legais!

coronavirus-15-servicos-gratuitos

Para colocar a leitura em dia

Durante o período de quarentena, muita gente pode querer aproveitar o tempo livre para ler mais. A Amazon liberou centenas de livros digitais para download. Entre os gêneros, você encontra autoajuda, ficção cientifica, filosofia e romances. Além de títulos mais contemporâneos, a empresa também disponibilizou clássicos da literatura mundial.

Além da Amazon, o Scribd liberou 30 dias de acesso gratuito à sua plataforma. Nele, o usuário terá acesso a milhões de audiobooks, revistas e livros. Para aproveitar, basta acessar e se cadastrar!

Para cuidar da saúde

Em isolamento social, muitas pessoas podem precisar de auxílio de um profissional de saúde mental, tanto as pessoas que já fazem terapia de forma recorrente ou àqueles que sentirem a necessidade pontual, devido à ansiedade que o isolamento pode causar.  Pensando nisso, a página Psicologia Viva está atendendo gratuitamente pacientes que residem em São Paulo, até dia 31 de março. As consultas acontecem online e os usuários terão acesso direto a psicólogos autorizados e licenciados.

Para quem quer se relacionar

Os relacionamentos amorosos também foram afetados pela quarentena – já que encontros presenciais estão fora da recomendação de saúde da OMS. Pensando em ajudar quem sente falta de se relacionar com o crush, o Tinder liberou o recurso premium para todos os usuários da plataforma até o dia 30 de abril. Com ele, as pessoas podem se conectar com usuários de qualquer parte do mundo, sem restrição de distância.

Segundo o CEO da empresa, Shar Dubey, a intenção é que exista “tecnologia para compartilhar, aprender e ouvir aqueles que estão enfrentando a mesma situação em diferentes regiões geográficas durante um período sem precedentes de isolamento”.

Para assistir

Os serviços de streaming serão uma das principais opções de entretenimento para as pessoas que estão em isolamento. Pensando nisso, alguns serviços já se prontificaram a disponibilizar conteúdos gratuitamente para somar às opções que terão dentro de casa nas próximas semanas.

A GloboPlay, serviço de streaming da Rede Globo, disponibilizou parte do seu conteúdo infantil para não-assinantes. O usuário encontrará seriados como Sítio do Pica-Pau Amarelo, Detetives do Prédio Azul e títulos voltados para o público adolescente, como todas as temporadas de Malhação e o seriado Sandy e Junior.

A SPcine Play, serviço de streaming da SPCine, iniciativa cultural da Prefeitura de São Paulo, disponibilizou acesso ao seu catálogo por 30 dias. A plataforma conta com shows e atrações culturais de São Paulo, além, claro, de contar também com uma série de filmes nacionais, como Carandiru (2003) e O Rei da Noite (1975).

A Vivo liberou diversos canais da programação para os assinantes do serviço de TV por assinatura. São mais de 100 canais liberados. Para conferir quais, basta acessar o app VivoPlay, disponível para Android, iOS, e também na internet, através do site.

Para quem gosta de esportes, a NBA, liga americana de basquete, está oferecendo acesso completo durante 30 dias na plataforma. Apesar dos jogos estarem suspensos temporariamente em razão do COVID-19, a plataforma permite que você assista os jogos da temporada 2019-2020 que já aconteceram. Para conferir, basta acessar a página da NBA League Pass.

Para aprender

Todas as palestras publicadas no TED Talks – um projeto sem fins lucrativos que promove diversas conferências e palestras ao redor do mundo – estão disponíveis para download, com legendas em português, inglês e espanhol.

A Faber-Castell – empresa conhecida por seus produtos de papelaria, como lápis e canetas para desenho profissional – está disponibilizando cursos gratuitos sobre artes, desenho e pintura.

A Perestroika – escola de atividades criativas para profissionais de diversas áreas – está disponibilizando, de forma gratuita, um curso sobre economia criativa, colaboração, pensamento em rede e interdependência.

Para consumir cultura

O MASP oferece tour de realidade virtual através de mais de 1000 obras, além do MASP Áudio, que contextualiza as obras através de falas de pesquisadores, curadores e artistas. O Museu Nacional conta com o projeto Por Dentro do Museu Nacional, que redescobre o antigo acervo perdido do museu.

O Louvre, famoso e icônico museu francês, conta com uma série de passeios virtuais, que as obras presentes no museu. Já a Filarmônica de Berlim disponibilizou gratuitamente o acesso à página que é geralmente exclusiva para assinantes. E o Metropolitan Opera de Nova York, por sua vez, fará streaming de suas produções.

As opções são muitas para se entreter no período em casa e o mais importante é consumir o conteúdo disponível de forma consciente e moderada. Conte para a gente: qual dos serviços citados você vai aproveitar primeiro?

Fonte: Dialogando - Coronavírus: 15 serviços gratuitos durante a quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Coronavírus: 15 serviços gratuitos durante a quarentena 2020-03-25 17:21:46
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)