A importância do voto consciente: como escolher melhor seus representantes nas eleições

25 de setembro de 2024

Embora a participação política não se limite ao voto, a votação nas eleições, sejam as municipais, estaduais ou federais, é um importante instrumento da democracia e representa o direito e o dever de todo o cidadão. Ao exercerem sua cidadania, as pessoas podem escolher representantes que vão ajudar a transformar a sociedade em um lugar melhor de se viver.

E a tecnologia é grande aliada na conscientização do voto. Isso porque, para exercer esse direito, é necessário reflexão e conhecimento para eleger pessoas que estão verdadeiramente comprometidas com o bem-estar coletivo, além de ferramentas para identificar fake news.  

Acompanhe o texto e saiba mais sobre:

  • Importância do voto consciente;
  • Como encontrar e avaliar candidatos;
  • Como entender suas propostas e histórico;
  • Como verificar a veracidade das informações sobre eles;
  • Como acompanhar o trabalho dos eleitos.

Boa leitura! 

Qual é a importância do voto consciente?

O voto consciente é fundamental para o fortalecimento e funcionamento da democracia. Quando os cidadãos se informam para votar, é possível escolher candidatos que sejam qualificados, éticos e comprometidos com o bem-estar de toda a sociedade, evitando assim que candidatos corruptos assumam cargos públicos.

Do mesmo modo, o eleitor informado pode participar mais ativamente na construção das políticas públicas da sua cidade e país; além de contribuir para fortalecer a legitimidade do processo democrático, uma vez que é baseado em uma compreensão real das propostas e das competências dos candidatos.

Imagem mostra jovem sorridente conferindo notícias no celular. Ela está animada pela proximidade das eleições

Quais são os meios de encontrar candidatos?

Com menos de um mês para as Eleições Municipais de 2024 — 1º turno marcado para 6 de outubro e eventual 2º turno marcado para o dia 27 de outubro — muitas dúvidas surgem a respeito dos políticos e do período eleitoral.

Mas encontrar informações confiáveis sobre os candidatos às eleições pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário político frequentemente saturado de informações e fake news. Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas: 

1. Sites oficiais das eleições

Para tirar dúvidas sobre quais candidaturas estão registradas e quais são as propostas das candidatas e candidatos ao cargo de prefeito deste ano, por exemplo, você pode acessar os sites  do Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, o DivulgaCandContas, e Estatísticas Eleitorais. Ambas as páginas fazem parte do site do Tribunal Superior Eleitoral, órgão que fornece informações confiáveis e de qualidade sobre todo o processo das eleições.

2. Ferramenta “Quem eu escolho?”

O g1 lançou em setembro de 2024 o “Quem eu escolho?”, a ferramenta que tem como o objetivo ajudar os eleitores a escolherem de forma consciente em quem votar nas eleições deste ano. Nela é possível encontrar informações de dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre candidatos de todas as cidades do Brasil.

3. Portais de notícia

Outra forma de conhecer melhor os candidatos e candidatas é por meio dos portais de notícia. Para isso, busque sempre se informar em páginas confiáveis, como G1, Folha de São Paulo, UOL, Revista Piauí, Estadão, Carta Capital, entre outros. 

4. Redes sociais

Se bem utilizadas, as redes sociais podem ser um instrumento importante de informação. Portanto, aproveite para seguir as páginas de veículos jornalísticos sérios, bem como perfis que debatem sobre política e eleições. 

5. Debates e entrevistas

Para saber as propostas dos candidatos e compreender mais a fundo os seus posicionamentos políticos, você pode acompanhar debates e entrevistas — tanto na TV quanto no YouTube — dos principais representantes que estão concorrendo ao cargo público.

Qual é a forma de entender a história e proposta dos candidatos?

Uma boa forma de entender a história e a proposta dos candidatos é se manter informado através de páginas confiáveis (como o do Tribunal Superior Eleitoral) e portais de notícias. 

Além disso, é importante também:

  • Ler o programa de governo dos políticos em seus sites oficiais;
  • Pesquisar o histórico dos candidatos (como cargos anteriores, experiências profissionais e se a sua trajetória está alinhada com as propostas atuais);
  • Consultar relatórios de organizações independentes que avaliam o desempenho de políticos e partidos e também conversar com pessoas que conhecem os candidatos ou que viveram em áreas onde eles já ocuparam cargos.

Se munir de todas essas informações auxilia na escolha mais assertiva. 

Como checar possíveis fake news? 

Imagem mostra uma mão cortando as fake news, simbolizando a importância de se informar nessas eleições

Em tempos de informação instantânea e uso massivo das mídias sociais, é muito fácil encontrar e espalhar informações falsas. De acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, cerca de 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news.

Diante desse contexto, saber checar possíveis conteúdos falsos é fundamental para evitar que criminosos sejam eleitos no lugar de pessoas verdadeiramente comprometidas e éticas. Para ajudar a você, separamos aqui algumas dicas de como identificar fake news:

1. Observe os títulos

Na maioria das vezes, os títulos utilizados em sites desconhecidos são chamativos ou bombásticos, os quais não se relacionam com o restante do texto. Por isso, nunca leia somente o título e verifique se essa mesma notícia já foi veiculada em outros sites. 

2. Atente-se aos erros ortográficos ou gramaticais

Os sites confiáveis publicam os seus textos quando estes já foram editados e revisados. Portanto, se a notícia apresenta erros ortográficos ou gramaticais, desconfie! E não deixe de averiguar se a informação foi divulgada em outros veículos mais conhecidos. 

3. Verifique se o texto opinativo está assinado pelo autor

Na maioria das vezes, sites desconhecidos ou sensacionalistas publicam textos opinativos como se fossem notícias, o que demonstra que o texto não é apresentado de forma imparcial e, portanto, não é isento. Por outro lado, em sites confiáveis, o artigo opinativo sempre terá a assinatura do autor.

4. Evite sites desconhecidos

Para não cair em Fake News é muito importante se informar em veículos conhecidos e confiáveis. Mas, caso você acesse um site ou canal desconhecido, verifique se a notícia também está publicada em outros veículos. 

5. Confira a data de publicação da notícia

Nem sempre as notícias vão ser falsas, mas elas podem ser antigas ou descontextualizadas. Por isso, seja curioso: observe a data de publicação do texto e busque a fonte para confirmar a veracidade do fato.

6. Avalie a URL dos sites

É comum que sites que veiculam notícias falsas divulguem a fake news em páginas com links parecidos com os de veículos tradicionais. Para evitar a confusão, verifique a URL do site e se ele é verdadeiro. 

7. Use a tecnologia como aliada

Algumas agências e organizações, como é Fato ou Boato , Aos Fatos, Boatos.org e Lupa, costumam fazer a checagem de notícias e você pode acompanhá-las para identificar com mais precisão quais são os conteúdos mentirosos e os verdadeiros. 

Como acompanhar o que os candidatos estão fazendo?

Após a eleição, é importante acompanhar o trabalho dos candidatos eleitos para garantir que eles cumpram suas promessas. Aqui estão algumas sugestões de como você pode acompanhar as suas atividades:

  •  Acesse os sites oficiais das Prefeituras e das Câmaras Municipais;
  • Acompanhe o que está em pauta através da agenda oficial dos parlamentares;
  • Participe das sessões plenárias (você pode conferir as datas na agenda oficial dos candidatos);
  • Siga os perfis do candidato nas redes sociais para acompanhar “mais de perto” a sua candidatura,

O voto consciente é a base de uma democracia saudável e funcional. Ao se informar sobre os candidatos, suas propostas e seu histórico, você não apenas faz uma escolha mais embasada, mas também contribui para um governo mais responsável e transparente.

Verificar a veracidade das informações e acompanhar o desempenho dos eleitos são passos importantes para garantir que suas decisões eleitorais tenham um impacto positivo e duradouro. Ao adotar essas práticas, você estará desempenhando um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e eficiente.

Agora que você já viu a importância de pesquisar bem antes das eleições, não deixe de fazer a sua parte: nos domingos 6 e 27, exerça a sua cidadania. Vote com consciência — e com a tecnologia como sua aliada — para um futuro melhor para todos.

Até a próxima!

Fonte: Dialogando - A importância do voto consciente: como escolher melhor seus representantes nas eleições Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica