Ouça o podcast: FoMO, Fear of Missing Out

Você já parou para pensar em quantas vezes por dia checa o celular, conferindo as redes sociais e sites de notícias? O medo de ficar por fora do que está acontecendo no mundo – principalmente na internet, ganhou um nome: FoMO, sigla em inglês para o termo “Fear of Missing Out”.

O termo criado por Patrick J. McGinnis em um artigo na revista “The Harbus”, da Harvard Business School, ganhou força total 15 anos após sua criação em 2004. A sensação de estar perdendo “algo” ao ficar longe da internet e, principalmente, das redes sociais, pode ser mais sério do que as pessoas imaginam.

O fenômeno não é uma surpresa de acordo com o cenário em que vivemos hoje: um estudo do We Are Social em parceria com Hootsuite mostrou que 149.1 milhões de brasileiros estão conectados à internet e 93% desses usuários são ativos em pelo menos alguma rede social.

Primeiro, a síndrome é um indicativo de que alguém está viciado em redes sociais, o que pode gerar ansiedade, angústia, mudanças de humor e, em casos mais graves, depressão. O desejo de estar conectado e não perder nada do que acontece com o mundo – até mesmo no círculo de amizades — é o que desperta esse tipo de angústia social nos usuários.

Ouça o podcast sobre FoMO com especialistas

Batemos um papo com a influenciadora digital Ariane Freitas (@lovemaltine) e Camila Fabre, psicoterapeuta e sócia-fundadora na TRID – Consultoria de Orientação Profissional e de Carreira, especializada em Psicologia Integrativa Transpessoal pela Alubrat, e Aprimoramento em Orientação Profissional e de Carreira pela Universidade de São Paulo (USP). Ouça o podcast sobre FoMO no Spotify ou no player acima.

Além de procurar orientação psicológica, existem pequenas ações que podem impactar o dia a dia positivamente. Procurar aplicativos para o controle do uso do smartphone também pode ser uma boa alternativa para fazer um uso saudável da tecnologia.

Fonte: Vivo Dialogando - Ouça o podcast: FoMO, Fear of Missing Out (2019)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)