Você tem nomofobia?

31 de março de 2017

Nomofobia vem do inglês: no mobile-phone fobia, ou fobia de ficar sem o celular. Não se trata, exatamente, de uma fobia, pelos critérios da medicina, mas já é considerada um distúrbio de ansiedade. Trata-se de uma necessidade incontrolável de ficar perto do aparelho.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 34% das pessoas interrompem um passeio com o namorado ou namorada para atender o telefone ou ver uma mensagem.

Você já fez isso? O estudo diz ainda que 65% dos entrevistados dormem com o smartphone ao lado do travesseiro. Se você pensou “mas e daí?’, pode ser que tenha nomofobia e deva estar entre os 50% das pessoas que nunca desligam o aparelho e entre os 20% que prefeririam andar uma semana descalço a ficar algum tempo sem o celular.

Uma coisa, no entanto, é perder o companheiro ou companheira, outra é ficar sem a vida por causa do smartphone – um risco real quando se trata de trânsito.

Pesquisadores norte-americanos observaram no ano passado um aumento de 10% no número de atropelamentos em 2015, o maior crescimento em quarenta anos.

Ainda não se pode afirmar o porquê de um aumento tão grande, mas as autoridades americanas têm indícios de que os pedestres estão mais distraídos na rua prestando atenção em seus smartphones.

Não é preciso, porém, fazer um estudo para perceber que em cidades maiores é enorme a quantidade de pessoas andando sem olhar para frente ou para o lado. Empurrões, encontrões e tropeções acontecem nas ruas, no metrô, em qualquer lugar, o tempo todo.

A cidade holandesa de Bodegraven está implementando desde fevereiro um semáforo para pedestres que não largam o celular. As luzes verdes e vermelhas ficam no asfalto – que é para onde os distraídos estão sempre olhando.

São lâmpadas led, experimentalmente instaladas em cruzamentos perto de escolas. Elas brilham no chão avisando se dá para atravessar ou não. Eles esperam que, ao olhar para baixo, o dono do celular perceba que pode ou não continuar a travessia ao ver a cor da luz.

Como governantes, não podemos reverter essa tendência de uso do celular. Mas queremos nos antecipar a ela”, afirma Kees Oskam, o vereador que propôs a ideia.

Já conhecia o termo nomofobia? Pratica algum dos comportamentos apontados? É importante estar atento à segurança no trânsito, usando o celular de maneira consciente 🙂

Fonte: Dialogando - Você tem nomofobia? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica