scratch week scratch week

Scratch week: é hora dos nossos jovens se iniciarem no mundo da programação, sem chatices!

Scratch week: é hora dos nossos jovens se iniciarem no mundo da programação, sem chatices!

A injeção de tecnologia no setor da Educação não vai parar, ao menos no que depender da Fundação Telefônica Vivo!

A Fundação Telefônica Vivo apoia, mais uma vez, o Scratch Brasil, projeto do MIT Media Lab que leva programação à rotina de adolescentes e crianças a partir de oito anos,  por meio do Scratch, plataforma criada em 2003 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

De 15 a 21 de maio, escolas e desenvolvedores do mundo todo organizam atividades para mobilizar professores e estudantes em torno da computação criativa. O programa, que acontecia em um único dia, ganhou seis dias adicionais desde o ano passado e vem fazendo cada vez mais novos admiradores. O Brasil, que em 2019 sediou 550 eventos, em sua maioria nas escolas públicas, já é o país que mais organiza Scratch Days do circuito.

Ponto para os professores – que aprofundam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos interdisciplinares com metodologias modernas – e ponto para os alunos, que transformam ideias em códigos computacionais através de uma linguagem de programação amigável que lhes permite criar animações, jogos e histórias interativas, demonstrando seus interesses pessoais por meio da programação em blocos.

O Scratch Week não exige conhecimento prévio de programação, amplia o leque de ações que podem ser realizadas na escola ou em casa, com um computador ou dispositivo móvel.

#PraTodosVerem: fotografia colorida mostra um pai com seu filho na mesa de uma cozinha. O pai está com a mão sobre o ombro do filho, demonstrando apoio e a outra mão apontando para a tela do notebook, enquanto o filho está com o olhar atento, olhando para a tela. Sobre a mesa, uma xícara branca e fatias de pães. Ambos usam óculos de grau, o pai está de camiseta verde e o filho de vermelho. Ao fundo, a mão debruçada sobre o balcão.

Se você conhece alguém desse time que esteja interessado em aprender conceitos matemáticos e computacionais de forma lúdica e divertida, com fácil acessibilidade, a hora é agora!

Entenda!

Scratch Week: Ondas de Gentileza!

Dia 11 de abril  foi lançada a campanha da Semana do Scratch 2022 pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Na tradução livre, Scratch significa rabiscar, e a iniciativa trará uma linguagem gráfica de programação que possibilita a criação de histórias animadas e interativas, além de jogos, simulações e muita música.

Com o tema Ondas de Gentileza, neste ano a Fundação Scratch está preparando uma série de atividades on-line com o objetivo de encurtar as distâncias entre jovens e o pensamento computacional.

A iniciativa já mostrou a milhares de professores e alunos que o universo da programação não é nenhum bicho de sete cabeças, por isso, além das escolas e secretarias de educação, todos são convidados a organizar atividades durante a semana do evento.

“É possível criar desde pequenos eventos, com atividades simples, em um curto período, até mesmo eventos grandes, envolvendo uma comunidade maior. O importante é disseminar práticas com computação criativa e chamar a atenção de nossos jovens, desde pequenos, para o raciocínio computacional e as carreiras em tecnologia”, explica Elaine Rocha Sobreira, especialista em Computação Criativa da RBAC.

Clique e saiba como cadastrar o seu evento aqui.

BNCC e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

#PraTodosVerem: fotografia colorida mostra um garoto de frente para um computador em uma sala de informática, com o olhar atento no monitor, ele está com o cotovelo apoiado na mesa e com a mão no queixo, enquanto a outra mão, está posicionada sobre o mouse. Ele está usando uma camisa manga curta xadrez verde com rosa.

O Scratch Week cumpre com metas importantes no desenvolvimento das capacidades essenciais no aprendizado do século XXI. A iniciativa está diretamente alinhada ao 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU e ao novo currículo da Base Nacional Comum Curricular brasileira, que têm como premissa a adoção de tecnologias digitais para a modernização dos recursos e práticas pedagógicas necessárias nos tempos atuais.

(Saiba mais sobre o novo currículo da BNCC aqui e entenda os benefícios dos conhecimentos digitais para professores aqui).

A professora da Rede Municipal de Ensino do Recife, Audaci Maria de Lima Silva, afirma que a experiência com o uso do Scratch em sala de aula é enriquecedora para a prática pedagógica.

A docente utiliza o programa para criar jogos matemáticos com foco nas quatro operações aritméticas, e para animar personagens, letras e palavras. “As crianças topam e participam ativamente. É uma festa imensa dentro da sala de aula e, apesar dos desafios, elas querem cumprir os objetivos. Esse poder do Scratch é fantástico”, define.

Encontre mais materiais de apoio, abaixo, e participe dessa festa fantástica de imersão no mundo da tecnologia.

Material de apoio

Guia para Redes Públicas

Guia para Organizadores/Articuladores

Fonte: Dialogando - Scratch week: é hora dos nossos jovens se iniciarem no mundo da programação, sem chatices! (2022)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Scratch week: é hora dos nossos jovens se iniciarem no mundo da programação, sem chatices! 2022-05-18 14:23:14
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)