A injeção de tecnologia no setor da Educação não vai parar, ao menos no que depender da Fundação Telefônica Vivo!
A Fundação Telefônica Vivo apoia, mais uma vez, o Scratch Brasil, projeto do MIT Media Lab que leva programação à rotina de adolescentes e crianças a partir de oito anos, por meio do Scratch, plataforma criada em 2003 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
De 15 a 21 de maio, escolas e desenvolvedores do mundo todo organizam atividades para mobilizar professores e estudantes em torno da computação criativa. O programa, que acontecia em um único dia, ganhou seis dias adicionais desde o ano passado e vem fazendo cada vez mais novos admiradores. O Brasil, que em 2019 sediou 550 eventos, em sua maioria nas escolas públicas, já é o país que mais organiza Scratch Days do circuito.
Ponto para os professores – que aprofundam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos interdisciplinares com metodologias modernas – e ponto para os alunos, que transformam ideias em códigos computacionais através de uma linguagem de programação amigável que lhes permite criar animações, jogos e histórias interativas, demonstrando seus interesses pessoais por meio da programação em blocos.
O Scratch Week não exige conhecimento prévio de programação, amplia o leque de ações que podem ser realizadas na escola ou em casa, com um computador ou dispositivo móvel.
Se você conhece alguém desse time que esteja interessado em aprender conceitos matemáticos e computacionais de forma lúdica e divertida, com fácil acessibilidade, a hora é agora!
Entenda!
Scratch Week: Ondas de Gentileza!
Dia 11 de abril foi lançada a campanha da Semana do Scratch 2022 pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Na tradução livre, Scratch significa rabiscar, e a iniciativa trará uma linguagem gráfica de programação que possibilita a criação de histórias animadas e interativas, além de jogos, simulações e muita música.
Com o tema Ondas de Gentileza, neste ano a Fundação Scratch está preparando uma série de atividades on-line com o objetivo de encurtar as distâncias entre jovens e o pensamento computacional.
A iniciativa já mostrou a milhares de professores e alunos que o universo da programação não é nenhum bicho de sete cabeças, por isso, além das escolas e secretarias de educação, todos são convidados a organizar atividades durante a semana do evento.
“É possível criar desde pequenos eventos, com atividades simples, em um curto período, até mesmo eventos grandes, envolvendo uma comunidade maior. O importante é disseminar práticas com computação criativa e chamar a atenção de nossos jovens, desde pequenos, para o raciocínio computacional e as carreiras em tecnologia”, explica Elaine Rocha Sobreira, especialista em Computação Criativa da RBAC.
Clique e saiba como cadastrar o seu evento aqui.
BNCC e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O Scratch Week cumpre com metas importantes no desenvolvimento das capacidades essenciais no aprendizado do século XXI. A iniciativa está diretamente alinhada ao 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU e ao novo currículo da Base Nacional Comum Curricular brasileira, que têm como premissa a adoção de tecnologias digitais para a modernização dos recursos e práticas pedagógicas necessárias nos tempos atuais.
(Saiba mais sobre o novo currículo da BNCC aqui e entenda os benefícios dos conhecimentos digitais para professores aqui).
A professora da Rede Municipal de Ensino do Recife, Audaci Maria de Lima Silva, afirma que a experiência com o uso do Scratch em sala de aula é enriquecedora para a prática pedagógica.
A docente utiliza o programa para criar jogos matemáticos com foco nas quatro operações aritméticas, e para animar personagens, letras e palavras. “As crianças topam e participam ativamente. É uma festa imensa dentro da sala de aula e, apesar dos desafios, elas querem cumprir os objetivos. Esse poder do Scratch é fantástico”, define.
Encontre mais materiais de apoio, abaixo, e participe dessa festa fantástica de imersão no mundo da tecnologia.