Desde que o cinema é cinema, o ser humano usa dessa tela como espelho da sociedade. Nos filmes vivenciamos uma representação da realidade em que podemos analisar nossas relações e a própria realidade em que estamos inseridos. A tecnologia, cada vez mais presente no nosso cotidiano, tornou-se parte dessa produção cultural contemporânea. Pensando nisso, fizemos uma listinha de 5 filmes que refletem sobre esta era tecnológica da humanidade.
Matrix (1999)
O clássico não pode faltar na lista. O filme conta a história de Neo, um jovem programador que descobre que a realidade não é aquela que ele imagina. Ele tem a escolha de deixar tudo como está, ou lutar pela independência humana. Pílula azul ou a pílula vermelha, qual você tomaria?
Her (2013)
Her vai além da questão dos amores líquidos da era digital, o filme explora a própria relação entre homem e máquina. Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador chamado Samantha (Scarlett Johansson). Para a sua surpresa, ele se apaixona pela personalidade deste programa. O filme é uma espécie de ficção romântica com uma história envolvente que oscila entre olhares tristes do Joaquin Phoenix e a voz rouca da Scarlett Johansson.
Ex machina (2015)
Esse aqui é vencedor do Oscar 2016 na categoria efeitos especiais. O filme conta a história de um androide com inteligência artificial. Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), a androide cuja inteligência artificial poderia se confundir com sentimentos humanos.
Minority Report (2002)
Spielberg dirigindo ficção é sempre uma grande emoção. O filme acontece em Washington no ano de 2054. A divisão pré-crime conseguiu acabar com os assassinatos, nesse setor da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido. Uma espécie de vigiar e punir do futuro.
Jogo da imitação (2014)
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um dos integrantes do grupo é o excêntrico Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um dos pioneiros da ciência da computação e inteligência artificial. O filme conta, além dos problemas de relacionamentos de Turing, sobre seu grande projeto de criar uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de códigos do Enigma em apenas 18 horas.
muito top valeu
🙂
Muito bom mano, vlw!
Oi, Rafael! Confira mais essas matérias sobre filmes e tecnologia! https://dialogando.com.br/?s=filmes+tecnologia Depois conta pra gente o que você achou. 😉