Você acessa um site de compras e encontra uma página bem comum: as fotos de produtos sobre um fundo azul clarinho, acompanhadas por números grandes e vermelhos, destacados de outros números em cor preta e em tamanho menor.
Sua percepção é de que há bons descontos ali – mas, obviamente, é importante superar esse impulso inicial e analisar muito bem as ofertas antes de ceder à tentação imediata.
“As cores influenciam no modo como pensamos, sentimos e agimos”, explica Flavia Gonsales, professora, pesquisadora e consultora de marcas com doutorado em Comunicação Visual pela Universidade de São Paulo (USP).
“O efeito das cores no comportamento humano é foco de estudo há muito tempo e em diferentes áreas do conhecimento. Agora, com a crescente presença do online nos processos de busca, compra e exibição das marcas, as pesquisas sobre o efeito das cores no ambiente digital se tornou ainda mais relevante”.
Um estudo recente, realizado por pesquisadores taiwaneses e norte-americanos, demonstrou que as reações dos consumidores aos preços das mercadorias variam de acordo com a cor de fundo dos sites de e-commerce.
O artigo, publicado no Journal of Interactive Marketing (de autoria de Yi-Ching Hsieh e colegas), apontou que pessoas que visualizam fundos de cor azul ou de cor escura tendem a comprar mais, independentemente do preço, do que os consumidores que visualizam páginas em fundo vermelho ou em cores claras – que reagem negativamente aos valores mais elevados.
Em sua tese recém-defendida, A cor no Branding: um estudo sobre design de marca e comunicação visual estratégica, Flavia Gonsales menciona um experimento em que sites de cor de fundo azul e amarelo foram comparados.
Novamente, o fundo azul induziu a uma maior intenção de compra e à navegação por mais tempo.
“Mas não é apenas a cor do fundo ou a cor do botão ‘comprar’ que podem influenciar o comportamento do consumidor. No âmbito do consumo, as cores devem ser analisadas e usadas em função do contexto, sempre considerando a cultura, o tempo e o espaço, a categoria de mercado e os concorrentes”, explica.
A aplicação desses conhecimentos pelas empresas e instituições é fundamental para o sucesso das campanhas de comunicação, dos sites e aplicativos.
Entender melhor os efeitos potenciais e os objetivos que se quer atingir com o uso das cores é bom para as marcas e para os consumidores, de acordo com Flavia.
Sabendo como a cor pode influenciar suas percepções e ações, os cidadãos podem adquirir uma nova ferramenta para consumir conscientemente – e com mais satisfação.