5g 5g

5G no Brasil: entenda a primeira fase de implementação da nova geração

5G no Brasil: entenda a primeira fase de implementação da nova geração

Sabe aquele ícone que gira, gira, gira, enquanto nossos dispositivos eletrônicos se mantêm processando informações?

Dê o play no vídeo abaixo, porque te ajudamos a lembrar!

Qual sensação te desperta após mais de 5 segundos aguardando o carregamento de uma página, especialmente quando se tem pressa?

Desgaste. Muito desgaste.

Mas agora nossas crises estão perto do fim. O 5G – evolução do 4G que promete ser até dez vezes mais rápida (10 vezes!) – já está em fase de testes. E, se você não vê a hora de contar com essa novidade, acalme-se. Confira agora a quantas anda a primeira fase de implementação da nova geração!

5G: quero, mas já chegou no meu endereço?

Você sabe que tudo se inicia por meio de testes, e isso ocorre com toda e qualquer inovação. Essa fase é importante para entender os gargalos e identificar pontos de melhoria quando o 5G for, enfim, efetivado. Mas, neste quesito, já avançamos bastante!

A Vivo deu o pontapé inicial. Vem operando desde dezembro o padrão 5G DSS, tecnologia de transição que compartilha rede com o 4G e o 4.5G e possibilita download de conteúdos de 1GB em até 1 segundo.

A fase de cobertura inicial já contempla algumas regiões de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre e Salvador (confira se seu endereço consta nesta lista).

Todos os planos da Vivo são compatíveis com a nova geração mas, para isso, além de estar dentro da área de cobertura, você precisa ter um aparelho compatível com o 5G.

Quer saber quais? Confira aqui!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu que a quinta geração deverá funcionar nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal a partir do segundo semestre de 2022.

5G: muito além da velocidade

#PraTodosVerem: imagem colorida de uma mulher usando um celular, ela está segurando o aparelho na horizontal com a mão direita e clicando na tela com a mão esquerda. Ao fundo, é projetada uma imagem em tons de rosa, roxo e azul.

Não se engane se você pensa que a revolução proporcionada pela tecnologia deverá beneficiar apenas suas vídeochamadas (que não vão travar mais) ou que apenas ajudarão a melhorar exponencialmente a performance do download daquela série inteira que você pretende baixar na sua plataforma de torrent preferida.

O 5G vai, enfim, proporcionar a viabilização das sonhadas casas conectadas, que permitem controlar dispositivos à distância, usando apps ou integrando tudo em assistentes virtuais, que funcionam por comandos de voz.

Quando você estiver a caminho da sua residência, vai ser só acionar o micro-ondas do carro ou do metrô para encontrar sua pipoca quentinha ao chegar!

#PratodosVerem: fotografia colorida da cozinha de uma casa, no balcão está apoiado um tablet, que é usado como controle de funcionalidades da casa. O dispositivo está com sua tela ligada exibindo ícones, que saltam da tela e exibem suas funções, como: destravar a porta, acender ou apagar as luzes, controle de volume e outros. Ao fundo, mostra a cozinha clara e bem iluminada, um balcão com cooktop, uma chaleira, além de pães e armários com portas marrons.

A nova geração também vai acelerar os avanços pela implementação dos carros autônomos, veículos que conversarão entre si e que dispensarão a presença de um piloto.

A inovação promete garantir, futuramente, mais segurança em mobilidade urbana para condutores, ciclistas, pedestres e até para quem estiver surfando sobre a tábua de um skate (entenda no post).

Sem contar a melhora da mais cobiçada tecnologia da atualidade: a da realidade aumentada. Com ela, enfim, a tecnologia poderá aprimorar a mistura do mundo real com o virtual e, se você pensava que objetos pulando para fora da tela era coisa só de cinema, terá que rever seus conceitos. Na verdade, quem pulará para dentro do mundo virtual para interagir com os objetos que encontrar por lá será você.

#PratodosVerem: retrato colorido de um homem sorrindo, ele usa óculos de realidade virtual. Estes óculos estão presos sobre seus olhos, são responsáveis por dar uma nova forma à maneira como vemos as imagens, proporcionando uma sensação de imersão profunda em um universo tridimensional hiper real. O fundo da imagem é solida na cor branca e os óculos nas cores branco e preto.

Agora, imagine quando as cidades se tornarem capazes de criar um ecossistema que conecta várias redes dedicadas de dispositivos móveis, sensores, carros conectados, eletrodomésticos, gateways de comunicação e data centers.

Aí, o salto de qualidade para um mundo mais sustentável será absolutamente incrível, porque atingiremos um alto nível de desenvolvimento urbano pautado em melhores práticas ambientais e qualidade de vida dos cidadãos.

Mas, para isso, é necessário o 5G, porque esses municípios usarão a Internet das Coisas (IoT) para coletar dados em tempo real visando entender como os padrões de demanda estão mudando, para que possam criar soluções mais rápidas e de menor custo.

Na prática, a inovação vai alinhar avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, com o auxílio das tecnologias digitais disruptivas, que provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado.

Teremos cidadãos com acesso a melhores serviços com a disponibilização de wi-fi público de alta velocidade, agilidade para a execução dos serviços de emergência (uma vez que a gestão de processamento de informações será melhorada e o tempo de respostas será mais curto), a integração dos sistemas de controle e monitoramento da iluminação pública e muito mais!

#PratodosVerem: fotografia colorida de uma cidade inteligente mostrada com diferentes tipos de sensores eletrônicos usados para a coleta de dados para uso eficiente e sustentável dos recursos locais. Exibe a visão de cima de uma área arborizada e nas laterais, há prédios modernos espelhados. Por cima estão as linhas coloridas dos sensores eletrônicos.

Se você, como a gente, está louco para viver tudo isso, compartilhe.

Conte nos comentários o que espera deste futuro que só está começando!

Fonte: Dialogando - 5G no Brasil: entenda a primeira fase de implementação da nova geração (2022)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
5G no Brasil: entenda a primeira fase de implementação da nova geração 2022-05-06 15:47:33
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)