Com o avanço da tecnologia, novas funções foram criadas, em especial o QR Code (Quick Response Code, ou Código de Resposta Rápida, em português). Mas acredite: a função não é nada nova.
O QR Code foi criado em 1994 pela Denso-Wave, empresa japonesa que o desenvolveu para a indústria de automóveis como uma maneira de auxiliar o catálogo de peças dos carros que estavam em linha de produção.
Apenas em 2003 os celulares começaram a utilizar a tecnologia. Na época, eram aparelhos com câmeras VGA – tecnologia de baixa qualidade de cores e imagem. Hoje, alguns smartphones já possuem a aplicação inserida de fábrica, enquanto outros modelos mais antigos ainda necessitam de programas específicos.
Se o seu sistema operacional não possui o leitor integrado, você pode instalar o aplicativo QR Scanner: Leitor de Códigos, criado pela Kaspersky, disponível para Android e iOS. O aplicativo é gratuito e possui boa avaliação entre os usuários.
Mas, afinal, o que é o QR Code e como utilizá-lo?
Visualmente, ele é um conjunto de caracteres e informações codificadas, além de ser bidimensional (apenas duas dimensões em uma superfície plana, sem profundidade, também conhecido como 2D), o que facilita sua captura e transmissão de informações.
Também é similar ao código de barras comum – aquele que aparece na embalagem de um produto para especificar o preço. Contudo, o código de barras comum é lido apenas por um aparelho scanner específico, diferente do QR Code.
Patinetes elétricos de aluguel, por exemplo, exemplificam bem a função da ferramenta. Através do aplicativo, o escaneamento do código desbloqueia o veículo para uso pelo tempo e valor pré-determinado pelo usuário. Além deles, há bicicletas que também podem ser alugadas com o mesmo processo.
Em resumo, o QR Code facilita e muito a sua vida! Uma vez que você apontar a câmera do celular para um, em questão de segundos ele pode ser redirecionado para um website, um número de telefone, um vídeo… são infinitas as possibilidades. Algumas empresas, inclusive, utilizam o código bidimensional para execução de campanhas em realidade aumentada, um projeto que também vem crescendo no Brasil.
Como posso criar o meu QR Code?
Mais fácil que ler um código é criar o seu próprio! O que não faltam são opções de sites, tanto pagos quanto gratuitos. Intuitivo, o site oferece alternativas para o link final do QR Code, como uma URL, um e-mail, um arquivo em PDF e muito mais. Há também a chance de você personalizar seu código – gerado automaticamente – com molduras, formas, cores e logotipos.
Em locais físicos, como um comércio, o QR code é utilizado para direcionar o usuário até o site ou rede social da loja, um formulário para garantir desconto em algum produto, ou mesmo para avaliar o atendimento da empresa.
Agora que você já sabe o que é e como funciona, não deixe de usá-lo em seu dia a dia! 😉