Inovação
23/09/2019 5 min

Tempo de leitura

Google Lens: você conhece a ferramenta de identificação de objetos da Google?

O Google Lens é uma ferramenta de identificação de objetos e todas as pesquisas acontecem com a própria câmera do seu celular. Acredita?

Você já fez uma visita até um parque e, ao encontrar tantas espécies de plantas, quis saber mais sobre elas? Já andou pela cidade se perguntando sobre os monumentos e estátuas públicas? Passeios por galerias de arte, museus, parques e praças da cidade também são uma boa oportunidade para utilizar a nova ferramenta de identificação de locais e objetos da Google: o Google Lens.

O aplicativo de reconhecimento de objetos chegou para mudar a forma como buscamos informações e descobrimos coisas novas no dia a dia. Ao mirar a câmera do seu smartphone para o objeto de interesse, a ferramenta faz uma busca completa e apresenta tudo o que encontrou sobre ele. Confira mais sobre a nova ferramenta abaixo.

O que é o Google Lens?

Disponível gratuitamente para Android, o Google Lens é um aplicativo de inteligência artificial capaz de transformar a câmera do seu smartphone em um buscador de informações em tempo real.

Além de detectar informações sobre obras de arte, pontos turísticos e produtos, o recurso também oferece a leitura de documentos, cartazes, rótulos, capas e, em alguns casos, notas escritas à mão. Você pode fotografar o que quer que seja traduzido ou buscado na internet, ele detecta o texto na imagem e faz essa leitura automaticamente.

O Google Lens também pode identificar livros, jogos eletrônicos, filmes e álbuns musicais, exibindo informações sobre os autores, além de indicar sites e lojas para adquirir o produto ou artigos semelhantes. Assim, você pode ter informações completas de forma rápida e prática em poucos segundos, sem precisar abrir o navegador de internet no celular para efetuar uma busca. O app também faz a leitura de códigos de barra e QR Codes, além de identificar informações em cartões de visita e oferecer a opção de salvar esses dados como um novo contato da sua agenda.

Google Lens

É possível identificar tudo com o Google Lens?

Você já visitou um restaurante de culinária típica e, ao se deparar com o cardápio não identificou um dos ingredientes? Ou precisava tomar um remédio, mas antes precisava checar seus componentes? Neste ano o aplicativo liberou novas funcionalidades para resolver esse tipo de situação, e entre elas estão a tradução de placas em outro idioma, sugestões de pedidos em cardápios de restaurantes e avaliações de outros usuários.

O Google Lens também está testando um novo recurso de identificação de arte urbana, como grafites e murais ao ar livre, com informações sobre as obras e os artistas, mas ainda não tem previsão de lançamento da funcionalidade no Brasil.

Apesar da otimização para dispositivos Android, é possível utilizá-lo no sistema iOS baixando o Google Fotos, que possui a opção de ativar o Google Lens nas fotos de sua galeria.

Criado para agregar mais praticidade ao dia a dia, o Google Lens é um recurso inovador e pode transformar a forma como buscamos informações e nos relacionamos com as coisas à nossa volta. Não só ele, mas outros apps do Google são dedicados a facilitar o nosso cotidiano, como o Google Trips, para organização de viagens. E você, já testou esses aplicativos? Conte pra gente nos comentários! (:

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados