Você conhece o sistema NFC? Near-Field Communication (NFC), ou sistema de comunicação por campo de proximidade, é uma tecnologia que permite a troca de informações wireless entre dispositivos, ou seja, sem a utilização de cabos.
Alguns dispositivos, como smartphones, smartwatches, tablets e cartões de crédito, já contam com o sistema — e com ele é possível realizar pagamentos e transferir arquivos entre dois dispositivos. Para funcionar, basta que os dispositivos estejam próximos – cerca de 10 centímetros e com o NFC ativado.
Já pensou estar em um restaurante e, na hora de pagar a conta, perceber que esqueceu a carteira? O sistema pode facilitar – e muito, a vida dos usuários por ser usada como uma carteira digital no smartphone, ou seja, que funciona sem a necessidade dos cartões de débito ou crédito físicos. Neste caso, o usuário pode aproximar o smartphone da máquina de cartão e realizar o pagamento automaticamente.
Conversamos com Arthur Igreja, professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Tecnologia e Inovação, sobre os benefícios de utilizar o sistema NFC e como ele pode facilitar o dia a dia dos usuários.
O NFC funciona só para pagamentos?
Vale lembrar o sistema de comunicação por campo de proximidade (NFC) não é usado somente para transações bancárias, podendo ser usado também para transferir arquivos entre dois dispositivos, semelhante ao sistema Bluetooth, porém, sem a necessidade de parear os dois smartphones, por exemplo.
O sistema gera um link de frequência de rádio de curta distância, e então é necessário aproximar os dispositivos para fazer a conexão entre eles. Além de não precisar de acesso à internet para funcionar.
Em outros países, como Estados Unidos e Japão, o sistema já pode ser utilizado para comprar em lojas e supermercados, ingressos de shows e eventos e passagens de transporte público.
No mês de setembro, algumas linhas de ônibus em São Paulo começaram testes para aceitar o pagamento das passagens com o uso desta tecnologia.
O novo serviço só irá contemplar dispositivos que tenham a tecnologia NFC, que funcionará ao aproximar o cartão (neste caso, cartões de débito e crédito com tecnologia NFC) do do validador eletrônico do ônibus, não sendo necessária a senha do usuário.
O especialista pontua que o NFC representa o “futuro” no que se refere às tecnologias nos meios de pagamentos.
“Essa tecnologia tem um papel fundamental na inovação dos pagamentos. E tudo caminha para um futuro mais sustentável, principalmente, com a eliminação de plástico, bem como qualquer elemento físico que envolva meios de pagamento. ”, comenta Arthur Igreja, professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Tecnologia e Inovação.
O sistema NFC é seguro?
O NFC é um sistema de troca de informações seguro, pois, por funcionar por aproximação, o usuário não corre o risco de ter os dados roubados ou interceptados por terceiros via internet.
Em alguns casos, o cartão contactless (que possui a tecnologia NFC) pode passar compras até certo valor (o limite do valor disponível para cartões contactless é disponibilizado de acordo com a operadora do cartão) sem a necessidade de inserir uma senha, mas para valores maiores, a máquina de cartão solicita a senha do usuário.
Portanto, em caso de roubo ou furto do cartão de crédito ou smartphone, não será possível realizar compras com o cartão ou dispositivo acima do limite de compra estipulado pelo banco.
Porém, como em qualquer caso de perda ou roubo de cartão, o usuário deve cancelar o cartão antigo e solicitar um novo. O especialista comenta que o principal benefício do NFC é a facilidade do pagamento sem fio.
“Conseguir automatizar os pagamentos, fazer cadastros dos seus cartões e, por proximidade, liquidar a transação, combinado com biometria traz conveniência para o usuário”, finaliza.
Ter o NFC ativado através das configurações em seus dispositivos (no caso de smartphones e tablets) pode ser interessante para realizar compras e transações quando você não estiver com dinheiro em espécie ou até mesmo com seus cartões físicos!
E você, já utilizou o NFC para realizar algum pagamento ou transferir arquivos? Conte pra gente nos comentários! (: