Inovação
30/09/2019 5 min

Tempo de leitura

Smartphones do futuro: conheça as inovações presentes no nosso cotidiano

Você conhece os smartphones do futuro? Dispositivos com câmeras giratórias, tela infinita e display dobrável começam a ganhar espaço no mercado. Confira alguns modelos aqui!

Já assistiu a filmes e séries de ficção científica e ficou imaginando como seriam os dispositivos eletrônicos no futuro? Desde que o gênero surgiu no audiovisual, já vimos diversas interpretações de como seriam os anos 2000 em diante. De carros voadores a implantes tecnológicos, os smartphones futuristas foram, talvez, as previsões que mais se concretizaram ao longo dos anos.

Na última semana, a fabricante chinesa Xiaomi revelou o Mi Mix Alpha, smartphone que possui um display de 180% de proporção, ou seja, a tela do aparelho envolve completamente o celular. Este lançamento levanta o debate sobre a evolução dos smartphones como os conhecemos. Será que existe um limite para a inovação tecnológica aliada à praticidade e à usabilidade dos usuários?

Celular Xiaomi

Em abril deste ano, a Samsung anunciou o Galaxy Fold, primeiro smartphone dobrável do mercado. Quando fechado, sua tela possui apenas 4.8 polegadas (o iPhone 11, último lançamento da Apple, conta com 6.1 polegadas de tela), mas, quando aberto completamente, o dispositivo oferece 7.3 polegadas totalmente aproveitáveis.

Samsung Galaxy Fold

Disponível no mercado brasileiro desde julho deste ano, o modelo Galaxy A80, da Samsung, também traz inovações. O novo smartphone conta com uma câmera frontal reversível, ou seja, a câmera se vira para ser frontal ou traseira. O aparelho também conta com o alcance de até 48 megapixels para fotos e tela de 6.7 polegadas. Então, sempre que você quiser tirar uma selfie, basta ativar a câmera dianteira para que a câmera se desloque e fique posicionada no local correto para a foto.

Samsung Galaxy Fold

Ainda existem algumas preocupações

Nas redes sociais, a maior preocupação dos usuários interessados em adquirir os lançamentos é, sem dúvidas, o quão resistente e duradouros são os novos aparelhos. No caso do Mi Mix Alpha, a tela, que ocupa também o verso do smartphone, impossibilita o uso de capas protetoras contra quedas e riscos.

Já no Galaxy Fold, o movimento constante de abrir e fechar o display pode prejudicar o aparelho a curto prazo. Especialistas em tecnologia receberam o modelo logo após seu anúncio público, e os testes iniciais mostraram que existem fragilidades no design inovador.

A fabricante Samsung emitiu notas oficiais e incluiu manuais especiais nas embalagens do smartphone, orientando os usuários a tomarem cuidado ao manuseá-lo. Além dos avisos, a empresa criou o serviço Galaxy Fold Premier Service, que oferece uma troca única de tela, caso necessário, por cerca de US$ 149.

Quais são as funcionalidades dessas inovações?

Além da inovação e curiosidade despertada nos usuários pelo senso tecnológico desses gadgets, ainda não existem funcionalidades específicas para os recursos novos. Os benefícios ficam por conta das especificações de memória, câmera e bateria dos aparelhos, que devem ser analisadas pelo consumidor de acordo com suas necessidades.

Existem muitas previsões sobre os smartphones do futuro e como eles se parecerão, e há quem imagine a extinção do formato de celular como conhecemos, com o crescimento de smartwatches e aperfeiçoamento do Google Glass (óculos inteligentes que projetam imagens e realizam comandos básicos de câmera).

E você, como imagina os smartphones daqui a 10 ou 15 anos? Conte pra gente nos comentários!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados