Ouça o podcast: o novo rádio on demand
No caminho para o trabalho, faculdade ou durante uma faxina, ouvir podcasts já é parte do dia a dia de muitos brasileiros. Por ser uma mídia em ascensão, o mercado tem criado cada vez mais conteúdo nesse formato, além de mapear e identificar o perfil da chamada “podosfera” brasileira, termo criado para designar toda a esfera relacionada aos podcasts.
O podcast, diferentemente do rádio tradicional, é um programa de áudio que você pode ouvir em dispositivos móveis, como smartphones e iPod, baixando o conteúdo transmitido pela internet por meio de aplicativos específicos para esse tipo de mídia (que são atualizados conforme os episódios dos podcasts são lançados).
Entre os aplicativos mais famosos, estão o Spotify, que começou a investir em conteúdo próprio recentemente, iTunes e Google Podcasts.
Para complementar o diálogo, conversamos com Andrei Fernandes, editor, escritor e podcaster no Mundo Freak e no Magickando, e Alexandre Nickel, produtor audiovisual e fundador da Agência de Podcast, uma das primeiras empresas do Brasil a trabalhar exclusivamente com a produção e comercialização de podcasts. Ouça agora o podcast sobre o novo rádio on demand no Spotify ou no player acima!
Ivan comenta que desde que começou a fazer podcasts, muita coisa mudou: “Eu comecei a produzir em 2011 com o Anticast, e em 2015 lancei o Projeto Humanos. São momentos completamente diferentes, o que eu vivi agora e o que eu vivi antes”, relembra e complementa: “Tínhamos uma podosfera muito mais focada em produção de conteúdo de cultura pop na época, e era difícil ter assuntos mais sérios sendo abordados. Então hoje há uma diversidade maior de podcasts e, principalmente, de público interessado em outros assuntos, tanto da parte de quem consome quanto dos produtores”.