A busca pelo condicionamento físico e um estilo de vida mais saudável é uma tendência atual. Mas a velha conhecida dificuldade de quem tenta manter uma rotina de exercícios permanece.
A falta de motivação, seja por preguiça mesmo ou pelo tédio causado pela repetição chata dos treinos. A realidade virtual (RV) pode ser o recurso que faltava para tornar a tarefa menos monótona e mais divertida.
À primeira vista o Icaros pode parecer mais um daqueles equipamentos que acabam largados no canto do quarto, mas basta ligar os acessórios de RV e se conectar para uma experiência bem diferente.
Com suporte para braços e pernas, ele sincroniza os movimentos com os percursos oferecidos em três opções: simulador de voo, simulador de ausência de gravidade e simulador de mergulho.
De acordo com o fabricante, é possível trabalhar de maneira simultânea diferentes partes do corpo, aperfeiçoando ainda o equilíbrio, os reflexos e a concentração.
As bicicletas ergométricas da startup VirZoom são sincronizadas com os headsets de RV para colocar o usuário em cenários e jogos diferentes.
Ao invés de assistir à novela ou ao jornal, é só escolher entre os diferentes jogos, voando em um cavalo alado, atirando em monstros ou disputando corridas de Fórmula 1. Já a Black Box VR, ainda em versão beta, promete oferecer uma verdadeira academia virtual.
O candidato à boa forma entra em um equipamento – a “caixa preta” do nome em inglês – com aparelhos adaptados e acoplados a sensores e acessórios de VR.
Ali, acessa diversos mundos virtuais e jogos que compõem um programa de exercícios customizados, conforme o objetivo de cada um. Os movimentos são monitorados e, mesmo em meio à ação lúdica, o sistema avisa caso estejam sendo feitos de maneira incorreta.
Conforme a resistência aumenta, o programa traz treinos mais avançados. A inovação rendeu à empresa o prêmio de Melhor Startup da CES – Consumer Eletronic Show 2018.
Mas se você tem um celular à mão, não precisa esperar essa novidade chegar por aqui – e nem usar isso como mais uma desculpa. Alguns aplicativos também estão disponíveis com a mesma tecnologia.
O MyFitVR inclui uma série de jogos que fazem você realmente se mexer e queimar calorias, seja disputando uma corrida olímpica, caminhando com dinossauros ou pedalando na neve.
Qual o papel q o professor de educação física ocupa neste caso?
Oi, Iolanda. Essas são só mais algumas opções para incentivar o exercício físico. O professor de educação física continua exercendo um importante e essencial papel.