Compartilhar momentos do dia a dia virou um costume para quem está sempre conectado às redes sociais. Segundo dados do estudo We Are Social, de 2019, existem mais de 3,4 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. O Brasil, inclusive, permanece em segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo conectados à internet, acumulando mais de nove horas diárias.
Agora, além de postar fotos no feed – a linha do tempo principal do Instagram – e criar Stories, usando gifs, músicas e stickers interativos, os usuários da plataforma podem se expressar de uma forma ainda mais criativa: a função Reels.
A principal diferença do Reels, comparado aos Stories do próprio Instagram, é a possibilidade de produzir o conteúdo utilizando trechos curtos de vídeos editados em uma só postagem, totalizando 15 segundos de gravação. Os trechos podem ser gravados previamente e usados a partir da galeria do smartphone ou o usuário pode gravar diversas cenas em tempo real.
A ferramenta é semelhante ao aplicativo TikTok, uma plataforma de criação de vídeos curtos, com formato de rede social. No ano passado, o TikTok atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários por mês, segundo informações do portal TechCrunch.
Como criar e postar um Reels?
A função Reels já existia no aplicativo desde novembro de 2019 – era também conhecida como Cenas. Até então, os vídeos produzidos no Reels só podiam ser compartilhados nos Stories, mas a partir da última atualização em junho deste ano, os Reels podem ser compartilhados também no feed principal. Para criar um Reels, siga os seguintes passos:
- Na página inicial do Instagram, clique na função Stories – ícone de uma câmera no lado superior esquerdo da tela.
- Na barra inferior da tela de Stories, escolha a opção Reels. Esta barra inferior já é um recurso existente no Instagram, com funções como live, Stories e agora, o Reels.
- Usando o botão central na tela, comece a gravar seu vídeo! Ele pode ter até 15 segundos de duração, assim como um Story normal, mas as opções de personalização são muito mais completas.
- Com o vídeo finalizado, é possível escolher onde publicá-lo: nos Stories ou no feed principal. Se a escolha for o feed, é possível inserir uma legenda, com marcações de hashtags e outros perfis, assim como acontece na postagem de uma foto.
Descubra as possibilidades do Reels
Trilha sonora
Depois da chegada da função Música no Instagram – que possibilita incluir trechos de canções nos Stories –, os conteúdos criados na plataforma atingiram um novo patamar! Unindo o recurso de pesquisar e inserir hits ao novíssimo Cenas, é possível criar desafios musicais, fazer dublagens de canções famosas ou apenas ilustrar vários momentos da sua rotina, com trechos gravados ao longo do dia, ao som de sua música preferida!
Fantasma
Já imaginou estar em casa tomando café da manhã e, em um piscar de olhos, estar no trabalho, como teletransporte? Com essa função, é possível simular esse truque! Ao gravar o primeiro trecho de um vídeo usando o Cenas, a opção Fantasma aparecerá no menu esquerdo da tela. Ela “memoriza” a posição exata que o objeto – ou pessoa – estava durante a última gravação.
Com a função ativada, basta se posicionar exatamente na marcação Fantasma que estará aparecendo na tela e gravar mais um trecho do vídeo. Pronto! A transição rápida dará um efeito de teletransporte.
Velocidade
Além das funções mencionadas acima, ainda é possível acelerar ou diminuir a velocidade do vídeo, configuradas para cada trecho. Ou seja, dentro dos 15 segundos, você pode ter ao mesmo tempo, um trecho acelerado em duas vezes, seguido de uma cena em slowmotion. Esse recurso pode ser interessante na criação de conteúdos em stopmotion – técnica de animação frequentemente usada no cinema, usando múltiplas fotografias em velocidade acelerada, dando a impressão de movimento.
Com tantas possibilidades, a criatividade pode ir longe na produção de vídeos! Mas apesar de ser um passatempo divertido é preciso sempre ter em mente o uso consciente das redes sociais, prezando também pelo tempo off-line com amigos, família e, claro, para relaxar ☺ E você, já está usando o novo recurso?