What's Next? | Tendências de Consumo para 2020/2030

Whats Next 2020/2030: Tendências de consumo

Whats Next 2020/2030: Tendências de consumo

O que é que eu tenho que mais ninguém no mercado tem?

Essa é a pergunta com a resposta mais desejada e mais difícil de encontrar. Aos olhos do consumidor, o que diferencia o banco A do banco B, o shopping A do B, a companhia aérea A da B, o restaurante A do B?

A resposta por muito que seja difícil aceitar é – NADA! Nada os diferencia. Todos oferecem o mesmo, com pequenas diferenças entre si sim, mas, incapazes de gerar uma visão diferenciadora de alto impacto. E quando alguma empresa rompe o padrão agregando inovação, valor, surpresa, experiência, emoção, o mercado muda.

Foi assim com a Apple, está sendo assim com a Google. No entanto, não faltam exemplos de empresas que perderam sua relevância no mercado e não conseguiram responder à esta pergunta, O que é que eu tenho que mais ninguém no mercado tem?

A resposta certeira surge da capacidade de identificar, mapear e antecipar as tendências que influenciarão os negócios.

Quando se atua com tendências a primeira coisa a fazer é diferenciar os vários conceitos sobre o tema: uma TENDÊNCIA é definida como uma mudança e alteração com capacidade de influenciar as dinâmicas dos negócios e o comportamento dos consumidores. E dividem-se da seguinte forma:

#1 MEGATRENDS | MEGATENDÊNCIAS (10 / + anos)

Movimentos e mudanças (de larga escala) em termos sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos, que se manifestam de forma consistente na realidade atual e que influenciarão decisivamente o futuro.

#2 BEHAVIORAL TRENDS | TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (3/5 anos)

Processos de mudança que resultam da observação do comportamento dos consumidores e que origina a criação e o desenvolvimento de novas ideias: de negócio, de produto ou serviço, de marca ou de ação.

#3 BUSINESS TRENDS | TENDÊNCIAS DE NEGÓCIO (2 anos):

Mudanças no mercado resultantes da atuação dos players, do comportamento dos consumidores e das realidades econômicas, políticas e sociais que influenciam a forma como as empresas tomam decisões em seus negócios, considerando áreas de atuação e apostas estratégicas para o futuro.

#4 EMERGING TRENDS | TENDÊNCIAS EMERGENTES (12 meses):

Acontecimentos que se materializam de forma rápida e escalável no curto prazo (próximo ano) e que condicionam e direcionam a realidade dos negócios. 

#4.1 SPECIFIC TRENDS | TENDÊNCIAS ESPECÍFICAS:

As tendências a considerar para um determinado negócio. A correta identificação de tendências é a base para a definição dos insights de negócio (ideias).

#5 INSIGHTS:

Articulações estratégicas resultantes das tendências que permitem a tomada de decisão empresarial sobre cenários, caminhos e planos de ação futuros.

Fruto de uma pesquisa que durou dois anos, elaborada pela Inova Consulting e pela Inova Business School, existe hoje disponível uma visão detalhada com o mapeamento das tendências da próxima década, que designamos de What’s Next.

Veja o quadro completo da pesquisa:

whats-next-2020-2030-tendencias-de-consumo

*Luis Rasquilha: CEO da Inova Consulting e da Inova Business School. Professor da FIA e da Fundação Dom Cabral. Colunista da Rádio CBN e membro conselheiro do G100 Brasil. Um dos 50 profissionais que todo o mundo deve seguir, segundo a Gama Academy.

Fonte: Vivo Dialogando - Whats Next 2020/2030: Tendências de consumo (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)