Nada é mais caro do que um produto que você não precisa. Concorda? Pois então, isso é tudo o que você deve ter em mente na hora de aproveitar as promoções da Black Friday.
Com tanta oferta irresistível, é fácil se deixar levar pelo entusiasmo e se perder no orçamento. A saída para não ser mais um dos 61 milhões de brasileiros inadimplentes – dados da Serasa – é um planejamento financeiro, tanto para adquirir aquele equipamento ou carro dos sonhos, como para ter melhor qualidade de vida.
Determinar as despesas de rotina, considerar a renda da família, envolver todos no controle das finanças e estabelecer um limite de gastos são medidas fundamentais. O mercado de aplicativos móveis oferece opções gratuitas para ter à mão dados de suas finanças atualizados na tela do celular na hora de decidir embarcar ou não naquela oferta tentadora.
Para quem já está na lista de devedor, a Fundação Procon oferece atendimento para ajudar a negociar com credores, basta comparecer a uma unidade do serviço. No site da entidade há cartilhas com recomendações para organizar o orçamento doméstico e para sair do vermelho.
Mais uma dica: quer, mesmo, ter postura diferente na hora da compra? Dá uma olhada no Instituto Akatu, organização que trabalha para mobilização da sociedade em torno do consumo consciente.
Para baixar:
Não serviu de nada essa informação pois só faz propaganda de aplicativos e não fala nada a respeito dê dicas sobre a black friday material inútil não condiz com o anúncio
Lamentamos por não corresponder às suas expectativas sobre o texto, Daniel. Gostaríamos de sugerir a leitura de outro texto aqui no site: ‘Robô, a melhor companhia para as compras’, onde demos algumas dicas de sites que comparam preços na Black Friday.
Preciso de um empréstimo, de 10 mil quero saber o que precisa e quanto vou pagar por mês
O Procon do seu Estado pode te ajudar com algumas dicas para organizar as suas finanças por meio do seu atendimento on-line. Quem sabe você não consegue fazer uma economia apenas com o seu orçamento?
Muito bom mesmo
Igor, confira também nossa matéria ‘Tem desconto mesmo?’ que fala mais um pouquinho sobre como devemos ficar atentos na hora das compras durante a Black Friday. ?