O Dialogando recebeu a educadora e escritora Cris Poli para um bate-papo sobre as relações entre pais e filhos e como o uso exagerado da tecnologia pode interferir no diálogo entre gerações. Poli, também conhecida pelo programa de TV Supernanny, deu várias dicas sobre o assunto.
Uma delas foi desaconselhar os pais a fazer uso de aparelhos eletrônicos quando as crianças começam a fazer birra. A birra faz parte do crescimento da criança”, diz ela. Usar tablets, celulares, Internet ou TV para acalmar a criança não é a solução a única solução é ignorar. Uma vez que a criança perceba que não vai conseguir o que quer, ela vai parar.
Outra dica dada por Poli é sobre como lidar com os relacionamentos virtuais dos filhos. Hoje, essa geração está crescendo com relacionamentos muito impessoais, através da Internet e do celular. Os adolescentes e as crianças falam que têm 500 amigos, mas, na verdade, não se comunicam com nenhum deles por aproximação. Para ela, é importante os pais colocarem regras, horários e rotina no uso da Internet.
Mas a educadora também afirma que pais e filhos podem usar a Internet para se aproximar. A Internet oferece muitos recursos, muitos jogos, muitas atividades que você pode compartilhar com a família, diz Poli. Ela afirma que o importante é que os pais tomem a iniciativa de se aproximar dos jovens, para afastar os riscos inerentes à tecnologia. A Internet pode ser muito útil, mas ela também pode ser muito perigosa. Então os pais têm que dar uma orientação aos filhos, ver o que estão acessando, conversar com eles. Não colocar medo, nem proibição, mas ter um diálogo para fazer a criança entender e poder avaliar o que convém e o que não convém pra ela.
Confira a íntegra do talk show com Cris Poli: