O uso da tecnologia vem facilitando a vida das pessoas em diversos aspectos, e isso não deve se limitar aos mais novos: a inclusão digital da terceira idade pode trazer muitos benefícios para a qualidade de vida e cuidados com a saúde, e deve ser uma prioridade.
Esse é um aspecto interessante porque com um controle maior da taxa de mortalidade e uma queda na taxa de natalidade, houve um crescimento no número de idosos no país e esse é um processo que deve se acentuar nos próximos anos: segundo pesquisa divulgada este ano pelo IBGE a população idosa do Brasil deve triplicar até 2050, passando de 10% do total da população hoje (somando 23,5 milhões de brasileiros) para 29,3%, cerca de 66,5 milhões. Ou seja, temos uma boa parcela da população que apesar de não ser o grande público alvo dos avanços tecnológicos, também pode tirar proveito de seus benefícios. Mas será que eles são bem atendidos?
Segundo uma pesquisa realizada pelo AVG Technologies, que ouviu cerca de 6 mil pessoas, 76% dos brasileiros com mais de 50 anos possuem perfis no Facebook, 78% usam smartphones. Um dos dados mais interessantes é que 98% dos entrevistados afirmaram que a tecnologia esta ajudando na habilidade de se comunicarem com seus familiares e 43% afirmam que a tecnologia colabora para que eles mantenham hábitos saudáveis.
Outras iniciativas focam em desenvolver produtos para cuidar melhor dessa população: um sapato com GPS feito para ajudar a localizar idoso que se perdem com frequência foi criado no Japão e já existem alguns sensores de queda, que permitem detectar o evento em tempo real, além de agilizar o chamado de socorro.
Contudo, os indicativos apontam para que a grande maioria se sente menosprezada pelas empresas de tecnologia, que focam seus produtos em jovens, mas não percebem que nos próximos anos os principais consumidores terão mais de 60 anos.
Focar em soluções e educação poderá colaborar para que este relacionamento seja cada vez mais eficaz em atender a necessidade desses “novos” brasileiros seniores, para que eles se mantenham ativos, saudáveis e em contato com as novidades do mundo.
Tudo que vêm prá ajudar é facilitar os idosos e mudar os seus abtos ,e bem vindo