O nome até parece esquisito, mas você provavelmente já ouviu falar em “criptografia” e até mesmo já leu a palavra em alguns daqueles avisos de criptografia WhatsApp.
O aviso: “As mensagens e chamadas que você enviar por essa conversa, agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta”, sempre aparece quando você vai começar uma nova conversa com alguém.
O aplicativo de troca de mensagens mais famoso do mundo deixou muita gente com dúvida: aplicativos de mensagem são seguros?
A criptografia de ponta a ponta garante que apenas os envolvidos na conversa consigam ler e ter acesso às mensagens, pois partir do momento que são criptografadas, é necessário ter uma chave particular para acessar qualquer informação. Segundo o próprio WhatsApp, nem mesmo a plataforma tem acesso às mensagens trocadas. “Privacidade e segurança são o nosso DNA”, afirmam em seu site oficial.
É importante lembrar que fazer da internet um lugar seguro e divertido, não depende apenas desse tipo de ferramenta. Precisamos estar atentos aos textos, vídeos e imagens que compartilhamos em nossas redes sociais. Fazer da internet um ambiente seguro é dever de todos nós.
A criptografia WhatsApp está sempre ativada, não tem como o usuário alterar a configuração de segurança. E ainda é possível confirmar se suas mensagens estão de fato sendo criptografadas, basta seguir os passos a seguir:
Quando você clica em criptografia, aparece na tela um QR Code e um código de números. Cada conversa tem um código próprio e pode ser comparado entre os contatos, com a leitura do QR Code um do outro quando os smartphones estão próximos ou comparar o código numérico quando estão longe.
O QR code é o código de segurança de determinada conversa e garante que ela está criptografada, o que impede que invasores façam a interceptação das mensagens de texto, gravações de áudio, fotos, vídeos, ligações e documentos.
Para fazer a verificação da criptografia através do código QR, é só tocar em “Escanear código” em seu smartphone ou de seu contato. Posicionar o leitor de QR sobre o código exibido no outro smartphone e aguardar alguns segundos. Quando a confirmação do código de segurança tiver sido feita, o WhatsApp mostrará um círculo verde com marca de “check” no local do código QR.
Se, ao fazer a leitura do código QR, aparecer um círculo vermelho no lugar do verde, é sinal de que a conversa não é protegida. Isso acontece porque um ou mais dispositivos da conversa não estão com a versão mais recente do aplicativo. Basta que todas as pessoas atualizem o WhatsApp para que a conversa passe a ter criptografia de ponta-a-ponta.
Além da criptografia, também existe uma lista de boas práticas que podem ser usadas no WhatsApp para garantir ainda mais a sua segurança na hora de trocar de mensagens. Veja os passos para fazer a verificação da segurança: