exposição nas redes sociais

Internet segura: Como anda sua exposição nas redes sociais?

Campanha: Internet Segura

Internet segura: Como anda sua exposição nas redes sociais?

Hoje em dia todo mundo está conectado o tempo todo. Mesmo que você não veja aquele amigo há muito tempo, se você o acompanha na internet sabe exatamente como ele está, o que anda fazendo e até mesmo qual o restaurante preferido dele.

As redes sociais fazem parte do dia a dia, tanto que, a cada piscar de olhos é feito um novo check in. Mas você já parou para pensar até que ponto deve ir essa exposição nas redes sociais?

As redes estão aí para facilitar nossa vida, matar as saudades de quem está longe, mas é sempre importante lembrar que um pouquinho de cuidado não faz mal para ninguém. Nós podemos tirar fotos, fazer check-in e trocar de mensagens, mas é preciso saber lidar com quem está do outro lado da tela. Não é preciso deixar de postar nada e ficar offline, é só tomar alguns cuidados e fazer da internet um lugar bacana para conviver.

É possível ter uma vida ativa na internet sem expor dados que ninguém mais além de você precisa ter acesso. Uma dica importante é você saber com quem está lidando do outro lado da tela. Se você conhece a pessoa há tempos, não há com o que se preocupar, mas se ficou amigo do amigo do amigo, tenha cautela com o que compartilha.

A tecnologia hoje já nos deixa escolher quem, quando e como verá uma publicação nas redes sociais. É possível melhorar sua exposição a partir de configurações básicas dentro delas. O Facebook por exemplo é uma plataforma que te ajuda a ficar protegido e evitar alguns incômodos.

A verificação em duas etapas é uma das funcionalidades do Facebook que ajuda a ter segurança na internet. Você coloca um número de celular para receber um código de segurança a ser enviado assim que seu login for feito em algum navegador desconhecido na plataforma.

Para ativar basta ir em configurações, configurações de segurança e selecionar a aba “aprovações de login”. Em seguida basta clicar que o código deve ser enviado.

Pronto, ninguém conseguirá acessar suas informações. É importante também não ter senhas que sejam óbvias. Elaborar uma boa senha é essencial para sua segurança.

As configurações de privacidade são até bem conhecidas pelos usuários, mas é sempre bom lembrar que existem. Você pode deixar seu perfil no modo público apenas para amigos e melhores amigos, por exemplo. É só ir em configurações e mudar para o que te deixar mais confortável. Vale lembrar que essa função está disponível em todas as redes sociais badaladas do momento.

Será mesmo que é necessário colocar sua geolocalização em todo lugar que você for? Toda foto que você for postar online terá essa opção, mas é importante ficar atento em alguns detalhes: onde você está, com quem e o que está fazendo.

Certifique-se de usar a funcionalidade apenas quando realmente for necessário, quando estiver de férias e principalmente em lugares seguros. É sempre bom lembrar que de fato não sabemos quem é que está do outro lado da tela e quando você posta endereço de casa ou algum lugar com frequência, sua informação pessoal é adquirida a partir daí. Vale dar a dica para quem você conhece também navegar protegido.

Vale ficar atento e adotar essas regrinhas básicas e sair por aí navegando com segurança. Divirta-se e ajude a construir a internet do bem com atitudes conscientes e ações positivas!

Fonte: Vivo Dialogando - Internet segura: Como anda sua exposição nas redes sociais? (2019)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Talita

    27/02/2019 08:05

    adorei realmente a internet é um método para facilitar nosso dia a dia

    • Dialogando

      28/02/2019 15:45

      Facilita mesmo, Talita, mas sempre precisamos estar atentos com a segurança, né? Você já conferiu a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [http://bit.ly/2BTw42v]?

  • Vinicius

    16/02/2019 01:36

    Gostei muito

    • Dialogando

      18/02/2019 18:22

      :)

  • Paula

    14/02/2019 15:26

    Temos que tomar cuidado com exposição em exagero.

    • Dialogando

      18/02/2019 18:25

      Tem razão, Paula. Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

  • Silmara

    12/02/2019 13:59

    Nos dias de hoje temos que ter muito cuidado com nossa privacidade.

    • Dialogando

      18/02/2019 18:19

      Com certeza, Silmara. Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção" [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)