Não é nenhuma novidade que crianças e adolescentes adoram jogos eletrônicos, poucas coisas combinam tanto como internet e diversão. Já passou tempo em que para jogar com amigos era preciso marcar um encontro depois da escola.
Com tecnologias cada vez mais modernas é possível escolher entre inúmeros games, jogar com colegas através da rede ou ainda ter adversários em outras cidades e mesmo em outros países!
Até jogos mais tradicionais, conhecidos como consoles, aderiram à onda da diversão online. A Microsoft, fabricante do Xbox, surpreendeu a todos ao comunicar que seu novo console (Xbox One) exigirá que o usuário se conecte à internet pelo menos a cada 24 horas para verificar o direito de uso de um jogo.
Embora sempre exista a preocupação com o uso excessivo de games, há alguns fatores positivos em diversão com segurança. Agilidade de raciocínio e criatividade podem ser alguns deles. É preciso buscar jogos adequados a cada idade e que possuam conteúdo estimulante ou educativo.
É importante navegar unindo diversão com segurança!
- Oriente a criança e o adolescente a nunca participar de desafios ou jogos que envolvam invadir sistemas. Lembre-se que invadir dispositivos informáticos é crime previsto em lei no Brasil
- Nunca sabemos se quem está do outro lado da tela é quem parece ser. Avatares e perfis em games podem falsear gênero e idade do jogador
- Confira sempre a faixa etária do jogo.
- Não se esqueça de ler os Termos de Uso do jogo.
- Tenha cuidado com jogos que solicitam compras de produtos, pois o usuário pode perder o controle e se prejudicar financeiramente.
- Namorar através de jogos pode ser divertido, mas não substitui momentos prazerosos e presenciais com alguém que se goste. Mais uma vez, lembre que por trás de um avatar pode estar uma pessoa bem ou mal intencionada.
Siga essas dicas à risca e se previna para cair em armadilhas na hora do lazer!