No capítulo anterior do episódio 3 do #TemConversaPraTudo, quem viu, só ouviu verdades sobre uma pauta que diz respeito a você e a toda a sociedade: as fake news.
Conversar sobre este mal perigoso que coloca em xeque toda a saudabilidade das nossas vidas virtuais, e também físicas, requer nosso comprometimento.
De acordo com o maior estudo já realizado sobre disseminação de notícias falsas nos ambientes digitais – desenvolvido por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos –, as fake news se espalham em velocidade 70% maior que as notícias verdadeiras.
O levantamento, divulgado no dia 17 deste mês na revista Science, mostra ainda que, a cada postagem verdadeira, cerca de mil pessoas são atingidas. Já as postagens falsas mais populares (entre as 1% mais replicadas) atingem entre mil a 100 mil pessoas.
Segundo nossa convidada, será preciso muito investimento em letramento digital para que, juntos, possamos mudar esta realidade. A especialista fala do papel da educação, dos setores públicos e privados, mas também convida cada um de nós para acelerarmos rumo às correções de nossos hábitos digitais. Confira!
A convidada da vez
Falamos de Patrícia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que trabalha pela liberdade de imprensa e de expressão há mais de dez anos.
Só que, antes de tudo, a executiva se considera “idealista e otimista”. Ama as batalhas que trava em missão por um mundo mais igualitário e justo e, dentre tantos projetos, fala, com o peito cheio, do EducaMídia – programa criado pelo Palavra Aberta para a capacitação de professores e o engajamento da sociedade no processo de educação midiática de jovens, adultos e pessoas da terceira idade.
Blanco atua desde 1990 nas áreas de Comunicação e Relações Governamentais – Planejamento Estratégico, Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.
Dito tudo isso, perceba que, se você ainda não deu o play no vídeo, a hora é agora!